Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888 |
Resumo: | Este estudo foi realizado com o objetivo de estabelecer a distância máxima de transporte viável para cada tipo de veículo utilizado para transportar a madeira das áreas de colheita até centros de consumo. Para tanto, utilizaram-se dados de custos e receitas de um reflorestamento, bem como a capacidade de carga de diferentes composições veiculares empregadas no transporte. Aplicando-se os critérios econômicos (VPL, TIR, CMP e BCPE), as distâncias variaram entre 155 e 226 km, para o caminhão-truck e o rodotrem, respectivamente. Concluiu-se que o rodotrem pode alcançar distância maior de transporte, sendo o preço da madeira a variável que mais influenciou a distância máxima de transporte. |
id |
UFV_cc28c6d4668facbceb2b96a2b936c2b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/15888 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Silva, Márcio Lopes daOliveira, Robson José deValverde, Sebastião RenatoMachado, Carlos CardosoPires, Vanessa Aparecida Vieira2017-12-21T09:41:39Z2017-12-21T09:41:39Z2007-07-041806-9088http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888Este estudo foi realizado com o objetivo de estabelecer a distância máxima de transporte viável para cada tipo de veículo utilizado para transportar a madeira das áreas de colheita até centros de consumo. Para tanto, utilizaram-se dados de custos e receitas de um reflorestamento, bem como a capacidade de carga de diferentes composições veiculares empregadas no transporte. Aplicando-se os critérios econômicos (VPL, TIR, CMP e BCPE), as distâncias variaram entre 155 e 226 km, para o caminhão-truck e o rodotrem, respectivamente. Concluiu-se que o rodotrem pode alcançar distância maior de transporte, sendo o preço da madeira a variável que mais influenciou a distância máxima de transporte.The objective of this study was to establish the viable transport maximum distance for each type of wood transportation vehicle from the harvest areas to the consumption centers. Thus, reforestation cost and revenue data were used, as well as the load capacity of different types of vehicles used for wood transport. The application of economic criteria (VPL, TIR, CMP and BCPE) showed that the distances varied between 155 and 226 km, for the small truck and rodotrem (truck with two large trailers), respectively. It was concluded that rodotrem could reach a greater distance, with wood price being the factor most influencing maximum transport distance.porRevista Árvorev.31, n.6, p.1073-1079, Nov./dez. 2007DistânciaTransporte e economia florestalAnálise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALa12v31n6.pdfa12v31n6.pdftexto completoapplication/pdf462701https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/1/a12v31n6.pdfc33c48df6a269c46e4ba1a0925714729MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILa12v31n6.pdf.jpga12v31n6.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4622https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/3/a12v31n6.pdf.jpg20804854f39540a7e5d8f564980cb8e1MD53123456789/158882017-12-21 22:00:58.967oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-12-22T01:00:58LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
title |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
spellingShingle |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos Silva, Márcio Lopes da Distância Transporte e economia florestal |
title_short |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
title_full |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
title_fullStr |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
title_full_unstemmed |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
title_sort |
Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos |
author |
Silva, Márcio Lopes da |
author_facet |
Silva, Márcio Lopes da Oliveira, Robson José de Valverde, Sebastião Renato Machado, Carlos Cardoso Pires, Vanessa Aparecida Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Robson José de Valverde, Sebastião Renato Machado, Carlos Cardoso Pires, Vanessa Aparecida Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcio Lopes da Oliveira, Robson José de Valverde, Sebastião Renato Machado, Carlos Cardoso Pires, Vanessa Aparecida Vieira |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Distância Transporte e economia florestal |
topic |
Distância Transporte e economia florestal |
description |
Este estudo foi realizado com o objetivo de estabelecer a distância máxima de transporte viável para cada tipo de veículo utilizado para transportar a madeira das áreas de colheita até centros de consumo. Para tanto, utilizaram-se dados de custos e receitas de um reflorestamento, bem como a capacidade de carga de diferentes composições veiculares empregadas no transporte. Aplicando-se os critérios econômicos (VPL, TIR, CMP e BCPE), as distâncias variaram entre 155 e 226 km, para o caminhão-truck e o rodotrem, respectivamente. Concluiu-se que o rodotrem pode alcançar distância maior de transporte, sendo o preço da madeira a variável que mais influenciou a distância máxima de transporte. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-21T09:41:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-21T09:41:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1806-9088 |
identifier_str_mv |
1806-9088 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v.31, n.6, p.1073-1079, Nov./dez. 2007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Árvore |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Árvore |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/1/a12v31n6.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/3/a12v31n6.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c33c48df6a269c46e4ba1a0925714729 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 20804854f39540a7e5d8f564980cb8e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801213115197554688 |