Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/117967 |
Resumo: | Transport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic Engineering |
id |
UNSP_e8bf4e9d10414c5ee29a5c0c6502a701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/117967 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de casoProdutos florestais - TransporteMadeira - Transporte - CustosTransporte rodoviario de carga - Aspectos econômicosTransportes - Custo operacionalViabilidade economicaForest products - TransportationTransport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic EngineeringO transporte é um dos serviços indispensáveis para o desenvolvimento da maioria das atividades econômicas. No setor florestal brasileiro, o principal meio utilizado para transportar madeira da floresta para os locais de consumo é o transporte rodoviário. O transporte é o elemento que mais onera o custo de produção da madeira, podendo ocasionar, em certas situações, um elevado percentual no preço final da madeira colocado na indústria. Para que as empresas do setor possam reduzir esses desembolsos e aumentar a eficiência da cadeia produtiva florestal é necessário que as atividades de transporte sejam avaliadas e aprimoradas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar economicamente três tipos de composições veiculares de carga utilizadas no transporte de tora de uma serraria da região Sudoeste do Estado de São Paulo. Para isso, realizou-se um levantamento de dados para a composição dos custos e receitas do transporte florestal, e deste modo, executar a análise econômica dos veículos. O acompanhamento das atividades ocorreu durante o segundo semestre de 2013 e a pesquisa alcançou os resultados da viabilidade econômica utilizando ferramentas e métodos de Engenharia EconômicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Savi, Antonio Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]2015-03-23T15:04:57Z2015-03-23T15:04:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013.http://hdl.handle.net/11449/117967000788351000788351.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:02:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/117967Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:07:58.490765Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
title |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
spellingShingle |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP] Produtos florestais - Transporte Madeira - Transporte - Custos Transporte rodoviario de carga - Aspectos econômicos Transportes - Custo operacional Viabilidade economica Forest products - Transportation |
title_short |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
title_full |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
title_fullStr |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
title_sort |
Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso |
author |
Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP] |
author_facet |
Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Savi, Antonio Francisco [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos florestais - Transporte Madeira - Transporte - Custos Transporte rodoviario de carga - Aspectos econômicos Transportes - Custo operacional Viabilidade economica Forest products - Transportation |
topic |
Produtos florestais - Transporte Madeira - Transporte - Custos Transporte rodoviario de carga - Aspectos econômicos Transportes - Custo operacional Viabilidade economica Forest products - Transportation |
description |
Transport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic Engineering |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-23T15:04:57Z 2015-03-23T15:04:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013. http://hdl.handle.net/11449/117967 000788351 000788351.pdf |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013. 000788351 000788351.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/117967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128321017348096 |