As narrativas de mulheres negras e educadoras: o uso da arte na educação antirracista
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/30620 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.045 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo aprofundar nas relações sociais de mulheres negras arte-educadoras e entender qual o sentido da utilização da arte como ferramenta na educação antirracista, considerando as sensibilidades, realidades, memórias, e perspectivas no que se refere à identidade pessoal e profissional das entrevistadas. As interlocutoras desta pesquisa, são cinco mulheres negras artistas e educadoras que atuam ou atuaram em espaços formativos incorporados na luta antirracista. As entrevistas foram utilizadas como uma maneira de registrar suas subjetividades e memórias dos acontecimentos narrados. Ponderamos a memória e as sensibilidades como exercícios coletivos das lembranças trazidas pelas entrevistadas ao colocarem suas perspectivas e apresentarem os caminhos percorridos para o uso da arte como resistências nos espaços de formação. Através de suas narrativas nos foi possível compreender que o fato dessas mulheres negras se tornarem educadoras e artistas é uma conquista em relação à forma de como foram postas historicamente na imposição de papéis que restringiam a espaços de violências e trabalhos domésticos. Ao utilizar de suas narrativas como ponto crucial para o ensino antirracista através da arte, as mulheres negras abrem novas perspectivas não só em suas trajetórias históricas e subjetivas, mas também, no campo educacional, resistindo e reconstruindo novas possibilidades de ser e criar na sociedade e na educação, se ressignificando em uma sociedade que em grande parte não nos considerou como sujeitos pensantes e de mudanças sociais. Palavras-chave: Mulheres Negras. Arte. Educação Antirracista. Decolonialidade. |
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Euclides, Maria SimoneSilva, Júlia Maria Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/1173877944997374Herneck, Heloísa Raimunda2023-03-30T11:17:16Z2023-03-30T11:17:16Z2022-11-22SILVA, Júlia Maria Nogueira. As narrativas de mulheres negras e educadoras: o uso da arte na educação antirracista. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30620https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.045O presente trabalho teve como objetivo aprofundar nas relações sociais de mulheres negras arte-educadoras e entender qual o sentido da utilização da arte como ferramenta na educação antirracista, considerando as sensibilidades, realidades, memórias, e perspectivas no que se refere à identidade pessoal e profissional das entrevistadas. As interlocutoras desta pesquisa, são cinco mulheres negras artistas e educadoras que atuam ou atuaram em espaços formativos incorporados na luta antirracista. As entrevistas foram utilizadas como uma maneira de registrar suas subjetividades e memórias dos acontecimentos narrados. Ponderamos a memória e as sensibilidades como exercícios coletivos das lembranças trazidas pelas entrevistadas ao colocarem suas perspectivas e apresentarem os caminhos percorridos para o uso da arte como resistências nos espaços de formação. Através de suas narrativas nos foi possível compreender que o fato dessas mulheres negras se tornarem educadoras e artistas é uma conquista em relação à forma de como foram postas historicamente na imposição de papéis que restringiam a espaços de violências e trabalhos domésticos. Ao utilizar de suas narrativas como ponto crucial para o ensino antirracista através da arte, as mulheres negras abrem novas perspectivas não só em suas trajetórias históricas e subjetivas, mas também, no campo educacional, resistindo e reconstruindo novas possibilidades de ser e criar na sociedade e na educação, se ressignificando em uma sociedade que em grande parte não nos considerou como sujeitos pensantes e de mudanças sociais. Palavras-chave: Mulheres Negras. Arte. Educação Antirracista. Decolonialidade.The present work aimed to deepen the social relations of black women art educators and understand the meaning of using art as a tool in anti-racist education. Considering the sensibilities, realities, memories, and perspectives regarding the personal and professional identity of the interviewees. The interlocutors of this research are four black women artists and educators who work or have worked in training spaces incorporated in the anti-racist struggle. The interviews were used as a way of recording their subjectivities and memories of the narrated events. We consider memory and sensibilities as collective exercises of the memories brought by the interviewees when they put their perspectives and present the paths taken for the use of art as resistance in training spaces. Through their narratives, it was possible to demonstrate that the fact that these black women became educators and artists is an achievement in relation to the way in which they were historically placed in the imposition of roles that restricted spaces of violence and domestic work. By using their narratives as a crucial point for anti-racist teaching through art, black women open new perspectives not only in their historical and subjective trajectories, but also in the educational field. Resisting and rebuilding new possibilities of being and creating in society and in education, resignifying itself in a society that largely did not consider us as subjects of thought and social change. Keywords: Black Women. Art. Anti-racist education. Decoloniality. Thesis.porUniversidade Federal de ViçosaEducaçãoEducadoras negras - BrasilArtistas negrasArte na educaçãoAntirracismoEducaçãoAs narrativas de mulheres negras e educadoras: o uso da arte na educação antirracistaThe narratives of black women educators, the use of art in anti-racist educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de EducaçãoMestre em EducaçãoViçosa - MG2022-11-22Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf826235https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30620/1/texto%20completo.pdfb30e3b2dc04d0e49ad912760dd8abf2eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30620/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/306202023-03-30 08:17:57.461oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452023-03-30T11:17:57LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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