Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mônica Veloso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Edegmaria da Costa, Araujo de Jesus, Denilda Ribeiro, Barros, Luan Garcia Pereira, Mendonça, Andreza Pereira, Felzke, Lediane Fani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br/handle/123456789/33259
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195
Resumo: Este relato de experiência descreve as ações realizadas de forma interdisciplinar de Manejo de Unidades de Conservação e Ética Profissional, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais do projeto de curricularização da extensão: "Áreas protegidas de Rondônia: aspectos florestais e humanos". O objetivo do projeto foi relatar a prática extensionista que teve como assunto a zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru, através de um vídeo dinâmico apresentado para as turmas de alunos do ensino médio das escolas públicas do perímetro urbano e rural. No contexto da pandemia por COVID-19, o vídeo mostrou-se um meio acessível para divulgar a REBIO do Jaru, bem como as ameaças que a circundam, junto à comunidade local. Portanto, as práticas relatadas demonstraram a importância da conservação da biodiversidade do bioma amazônico e a evolução dos acadêmicos enquanto protagonistas dessa atividade de extensão.
id UFV_d6dd47708a243552a9509edebbfae1c5
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/33259
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do JaruEngenharia florestalBioma amazônicoPandemiaReserva biológica (REBIO) do JaruForest engineeringAmazon biomePandemicJaru biological reserve (REBIO)Ingeniería florestalAmazon biomePandemiaReserva biológica Jaru (REBIO)Este relato de experiência descreve as ações realizadas de forma interdisciplinar de Manejo de Unidades de Conservação e Ética Profissional, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais do projeto de curricularização da extensão: "Áreas protegidas de Rondônia: aspectos florestais e humanos". O objetivo do projeto foi relatar a prática extensionista que teve como assunto a zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru, através de um vídeo dinâmico apresentado para as turmas de alunos do ensino médio das escolas públicas do perímetro urbano e rural. No contexto da pandemia por COVID-19, o vídeo mostrou-se um meio acessível para divulgar a REBIO do Jaru, bem como as ameaças que a circundam, junto à comunidade local. Portanto, as práticas relatadas demonstraram a importância da conservação da biodiversidade do bioma amazônico e a evolução dos acadêmicos enquanto protagonistas dessa atividade de extensão.This experience report describes the actions carried out in an interdisciplinary way of Management of Conservation Units and Professional Ethics, Human Rights and Ethnic-Racial Relations of the extension curriculum project: "Protected areas of Rondônia: forest and human aspects". The objective of the project was to report the extensionist practice that had as subject the buffer zone of the Biological Reserve (REBIO) of Jaru, through a dynamic video presented to the classes of high school students of public schools in the urban and rural perimeter. In the context of the COVID-19 pandemic, the video proved to be an accessible way to publicize REBIO do Jaru, as well as the threats that surround it, with the local community. Therefore, the practices reported demonstrated the importance of conserving the biodiversity of the Amazon biome and the evolution of academics as protagonists of this extension activity.Este relato de experiencia describe las acciones realizadas de manera interdisciplinaria de Gestión de Unidades de Conservación y Ética Profesional, Derechos Humanos y Relaciones Étnico-Raciales del proyecto curricular de extensión: "Áreas protegidas de Rondônia: bosque y aspectos humanos". El objetivo del proyecto fue relatar la práctica extensionista que tuvo como tema la zona de amortiguamiento de la Reserva Biológica (REBIO) del Jaru, a través de un video dinámico presentado a las clases de alumnos de secundaria de escuelas públicas del perímetro urbano y rural. En el contexto de la pandemia de COVID-19, el video demostró ser una forma accesible de dar a conocer REBIO do Jaru, así como las amenazas que la rodean, con la comunidad local. Por lo tanto, las prácticas relatadas demostraron la importancia de conservar la biodiversidad del bioma amazónico y la evolución de los académicos como protagonistas de esta actividad de extensión.Revista ELO - Diálogos em Extensão2024-11-29T21:29:23Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Mônica Veloso. et al. Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, p. 01-07, 2022. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195.2317-5451 (eletrônico)2317-191X (impresso)https://locus.ufv.br/handle/123456789/33259https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195porv. 11Creative Commons Attribution Licenseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mônica VelosoSilva, Edegmaria da CostaAraujo de Jesus, Denilda RibeiroBarros, Luan Garcia PereiraMendonça, Andreza PereiraFelzke, Lediane Fanireponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-11-30T06:01:46Zoai:locus.ufv.br:123456789/33259Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-11-30T06:01:46LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
title Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
spellingShingle Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
Silva, Mônica Veloso
Engenharia florestal
Bioma amazônico
Pandemia
Reserva biológica (REBIO) do Jaru
Forest engineering
Amazon biome
Pandemic
Jaru biological reserve (REBIO)
Ingeniería florestal
Amazon biome
Pandemia
Reserva biológica Jaru (REBIO)
title_short Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
title_full Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
title_fullStr Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
title_full_unstemmed Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
title_sort Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru
author Silva, Mônica Veloso
author_facet Silva, Mônica Veloso
Silva, Edegmaria da Costa
Araujo de Jesus, Denilda Ribeiro
Barros, Luan Garcia Pereira
Mendonça, Andreza Pereira
Felzke, Lediane Fani
author_role author
author2 Silva, Edegmaria da Costa
Araujo de Jesus, Denilda Ribeiro
Barros, Luan Garcia Pereira
Mendonça, Andreza Pereira
Felzke, Lediane Fani
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mônica Veloso
Silva, Edegmaria da Costa
Araujo de Jesus, Denilda Ribeiro
Barros, Luan Garcia Pereira
Mendonça, Andreza Pereira
Felzke, Lediane Fani
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia florestal
Bioma amazônico
Pandemia
Reserva biológica (REBIO) do Jaru
Forest engineering
Amazon biome
Pandemic
Jaru biological reserve (REBIO)
Ingeniería florestal
Amazon biome
Pandemia
Reserva biológica Jaru (REBIO)
topic Engenharia florestal
Bioma amazônico
Pandemia
Reserva biológica (REBIO) do Jaru
Forest engineering
Amazon biome
Pandemic
Jaru biological reserve (REBIO)
Ingeniería florestal
Amazon biome
Pandemia
Reserva biológica Jaru (REBIO)
description Este relato de experiência descreve as ações realizadas de forma interdisciplinar de Manejo de Unidades de Conservação e Ética Profissional, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais do projeto de curricularização da extensão: "Áreas protegidas de Rondônia: aspectos florestais e humanos". O objetivo do projeto foi relatar a prática extensionista que teve como assunto a zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru, através de um vídeo dinâmico apresentado para as turmas de alunos do ensino médio das escolas públicas do perímetro urbano e rural. No contexto da pandemia por COVID-19, o vídeo mostrou-se um meio acessível para divulgar a REBIO do Jaru, bem como as ameaças que a circundam, junto à comunidade local. Portanto, as práticas relatadas demonstraram a importância da conservação da biodiversidade do bioma amazônico e a evolução dos acadêmicos enquanto protagonistas dessa atividade de extensão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-11-29T21:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mônica Veloso. et al. Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, p. 01-07, 2022. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195.
2317-5451 (eletrônico)
2317-191X (impresso)
https://locus.ufv.br/handle/123456789/33259
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195
identifier_str_mv SILVA, Mônica Veloso. et al. Curricularização da extensão: reflexões sobre a conservação da zona de amortecimento da Reserva Biológica (REBIO) do Jaru. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, p. 01-07, 2022. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195.
2317-5451 (eletrônico)
2317-191X (impresso)
url https://locus.ufv.br/handle/123456789/33259
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 11
dc.rights.driver.fl_str_mv Creative Commons Attribution License
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Creative Commons Attribution License
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista ELO - Diálogos em Extensão
publisher.none.fl_str_mv Revista ELO - Diálogos em Extensão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1817559893230485504