Avaliação da colheita e transporte do tomate industrial
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/27370 |
Resumo: | O Brasil é o quinto maior produtor mundial de tomate para processamento industrial, na América do Sul lidera a produção, sendo ainda, nessa região, o maior mercado consumidor de seus derivados industrializados. Devido ao crescimento econômico da cultura, o sistema de produção de tomate para processamento industrial vem passando por melhorias, o que tem resultado em otimização dos processos, ganhos de produtividade e redução de custos. Não há trabalhos relevantes em relação aos custos de produção e efeitos do sistema de colheita mecanizada e do transporte de frutos. Deste modo, objetivou-se com este trabalho avaliar os seguintes quesitos: uma análise técnica, econômica e operacional de três sistemas de colheita mecanizada de tomate industrial; o efeito do número de horas de colhedoras mecânicas em atributos físico-químicos do tomate industrial; a confecção de um conceito de coletor de frutos em cargas transportadas a granel e os efeitos da colheita mecânica e do transporte nos atributos físico-químicos do tomate industrial. Todos os trabalhos foram executados no município de Morrinhos, Goiás, no período de julho de 2016 a setembro de 2017. Para o estudo das capacidades técnicas, econômicas e operacionais foram utilizados: uma colhedora autopropelida da marca GUARESI, modelo G-89/93 MS 40”, com motor FIAT-Iveco 128,7 kW, com plataforma de recolhimento flutuante; um caminhão da marca Volkswagen, modelo 31330, com motor Cummins ISL de 142,7 kW de potência e tração 6x4 com carroceria para transportar caçambas roll on/off de aproximadamente 40 m3; um reboque com rodas duplas de 2 eixos com chassi e amortecedor próprio, da marca Imavi; e um trator da marca John Deere, modelo 6130J, de 95,61 kW de potência nominal no motor. Esses equipamentos foram combinados em três sistemas de colheita. Foram coletados os tempos produtivos e improdutivos e, posteriormente, realizada uma análise econômica de cada um, assim como o cálculo da taxa interna de retorno em função da vida útil de cada sistema. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que os tempos produtivos e improdutivos foram semelhantes para os sistemas avaliados. Apenas o sistema formado pela colhedora, trator, reboque e caçamba se diferenciou dos demais em relação aos valores em US$ h -1 e US$ ha-1. Para o estudo dos efeitos das horas de uso das colhedoras nos atributos físico-químico do tomate industrial foram utilizadas três colhedoras autopropelidas da marca GUARESI, modelo G-89/93 MS 40”, com motor FIAT-Iveco com 128,7 kW com diferentes números de horas de trabalho. Os atributos físico-químicos avaliados foram firmeza, acidez titulável, teor de sólidos solúveis (°Brix), pH, perda de massa e a classificação dos frutos, de acordo com a portaria No 85 de 6 de março de 2002, do MAPA. Nesse contexto, a colheita mecanizada afetou os atributos físicos dos frutos, tais como a firmeza e a porcentagem de perda de massa. Para a construção do coletor de amostras de frutos em cargas a granel foi desenvolvido um coletor de frutos em qualquer posição xyz da carga e, posteriormente, realizar um depósito de patente para essa inovação. Para o presente estudo, foi aplicada e adaptada uma metodologia de projeto para a execução das etapas denominadas: planejamento do projeto, projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar, finalizando com o projeto detalhado. Foi selecionada a variante considerada mais adequada para o projeto preliminar e o projeto detalhado. Os conceitos foram divididos em chassi ou suporte, coletor de amostras e suporte para a retirada das amostras. Foi proposta a retirada de frutos que mantivesse a sua maior interação com o meio externo ao coletor. De posse do projeto detalhado finalizado foi possível realizar o depósito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da patente referente ao coletor de amostra de frutos em cargas a granel. Na análise da colheita e transporte nos atributos físico-químicos do tomate industrial foi utilizada uma colhedora autopropelida e um conjunto de caminhão com reboque e comparou-se o efeito da colheita mecânica e do transporte nos frutos. Foram avaliados dois pavimentos para o transporte, onde, com o auxílio dos dados de vibração para controle, houve diferença entre os níveis e em algumas interações dos fatores analisados. Os níveis de vibração no transporte foram diferentes no que diz respeito ao pavimento de terra e de asfalto. O transporte afetou a qualidade dos frutos em relação à colheita mecanizada. A profundidade da carga afetou a qualidade dos frutos bons, rachados e com danos gerais. O momento de retirada afetou a quantidade de frutos com danos gerais. A intervenção mecânica modificou os atributos de firmeza, acidez titulável, pH e porcentagem de perda de massa. A alteração da composição física das amostras alterou alguns atributos químicos durante o transporte. |
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Megguer, Clarice AparecidaSantos, Fábio LúcioSantos, Nerílson TerraMachado, Túlio de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7718575334057071Fernandes, Haroldo Carlos2019-11-05T11:38:48Z2019-11-05T11:38:48Z2018-07-27MACHADO, Túlio de Almeida. Avaliação da colheita e transporte do tomate industrial. 2018. 124 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.https://locus.ufv.br//handle/123456789/27370O Brasil é o quinto maior produtor mundial de tomate para processamento industrial, na América do Sul lidera a produção, sendo ainda, nessa região, o maior mercado consumidor de seus derivados industrializados. Devido ao crescimento econômico da cultura, o sistema de produção de tomate para processamento industrial vem passando por melhorias, o que tem resultado em otimização dos processos, ganhos de produtividade e redução de custos. Não há trabalhos relevantes em relação aos custos de produção e efeitos do sistema de colheita mecanizada e do transporte de frutos. Deste modo, objetivou-se com este trabalho avaliar os seguintes quesitos: uma análise técnica, econômica e operacional de três sistemas de colheita mecanizada de tomate industrial; o efeito do número de horas de colhedoras mecânicas em atributos físico-químicos do tomate industrial; a confecção de um conceito de coletor de frutos em cargas transportadas a granel e os efeitos da colheita mecânica e do transporte nos atributos físico-químicos do tomate industrial. Todos os trabalhos foram executados no município de Morrinhos, Goiás, no período de julho de 2016 a setembro de 2017. Para o estudo das capacidades técnicas, econômicas e operacionais foram utilizados: uma colhedora autopropelida da marca GUARESI, modelo G-89/93 MS 40”, com motor FIAT-Iveco 128,7 kW, com plataforma de recolhimento flutuante; um caminhão da marca Volkswagen, modelo 31330, com motor Cummins ISL de 142,7 kW de potência e tração 6x4 com carroceria para transportar caçambas roll on/off de aproximadamente 40 m3; um reboque com rodas duplas de 2 eixos com chassi e amortecedor próprio, da marca Imavi; e um trator da marca John Deere, modelo 6130J, de 95,61 kW de potência nominal no motor. Esses equipamentos foram combinados em três sistemas de colheita. Foram coletados os tempos produtivos e improdutivos e, posteriormente, realizada uma análise econômica de cada um, assim como o cálculo da taxa interna de retorno em função da vida útil de cada sistema. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que os tempos produtivos e improdutivos foram semelhantes para os sistemas avaliados. Apenas o sistema formado pela colhedora, trator, reboque e caçamba se diferenciou dos demais em relação aos valores em US$ h -1 e US$ ha-1. Para o estudo dos efeitos das horas de uso das colhedoras nos atributos físico-químico do tomate industrial foram utilizadas três colhedoras autopropelidas da marca GUARESI, modelo G-89/93 MS 40”, com motor FIAT-Iveco com 128,7 kW com diferentes números de horas de trabalho. Os atributos físico-químicos avaliados foram firmeza, acidez titulável, teor de sólidos solúveis (°Brix), pH, perda de massa e a classificação dos frutos, de acordo com a portaria No 85 de 6 de março de 2002, do MAPA. Nesse contexto, a colheita mecanizada afetou os atributos físicos dos frutos, tais como a firmeza e a porcentagem de perda de massa. Para a construção do coletor de amostras de frutos em cargas a granel foi desenvolvido um coletor de frutos em qualquer posição xyz da carga e, posteriormente, realizar um depósito de patente para essa inovação. Para o presente estudo, foi aplicada e adaptada uma metodologia de projeto para a execução das etapas denominadas: planejamento do projeto, projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar, finalizando com o projeto detalhado. Foi selecionada a variante considerada mais adequada para o projeto preliminar e o projeto detalhado. Os conceitos foram divididos em chassi ou suporte, coletor de amostras e suporte para a retirada das amostras. Foi proposta a retirada de frutos que mantivesse a sua maior interação com o meio externo ao coletor. De posse do projeto detalhado finalizado foi possível realizar o depósito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da patente referente ao coletor de amostra de frutos em cargas a granel. Na análise da colheita e transporte nos atributos físico-químicos do tomate industrial foi utilizada uma colhedora autopropelida e um conjunto de caminhão com reboque e comparou-se o efeito da colheita mecânica e do transporte nos frutos. 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Due to the economic growth of the crop, the tomato production system for industrial processing has undergone improvements, which has resulted in process optimization, productivity gains and cost reduction. There are no relevant works in relation to the production costs and effects of the mechanized harvesting system and fruit transport. The objective of this work was to evaluate the following requirements: a technical, economic and operational analysis of three mechanized tomato harvesting systems; the effect of the number of hours of mechanical harvesters on physical-chemical attributes of industrial tomato; the elaboration of a concept of fruit collector in loads transported in bulk and the effects of mechanical harvesting and transportation on the physical-chemical attributes of industrial tomato. All the works were carried out in the municipality of Morrinhos, Goiás, from July 2016 to September 2017. For the study of technical, economic and operational capacities, a self-propelled harvester of the brand GUARESI, model G- 89/93 MS 40 ", with engine FIAT-Iveco 128,7 kW, with floating platform of pickup; a Volkswagen model 31330 truck with Cummins ISL 142,7 kW powertrain and 6x4 drive with body to transport roll on / off buckets of approximately 40 m3; a twin-axle 2- axle trailer with its own Imavi brand chassis and damper; and a John Deere tractor model 6130J, 95,6 kW rated power in the engine. These equipment were combined in three harvesting systems. The productive and unproductive times were collected and, subsequently, an economic analysis of each one was carried out, as well as the calculation of the internal rate of return as a function of the useful life of each system. After the data collection and analysis, it was concluded that the productive and unproductive times were similar for the evaluated systems. Only the system formed by the harvester, tractor, trailer and bucket was different from the others in relation to the values in US $ h-1 and US $ ha-1. For the study of the effects of the hours of use of harvesters on the physical-chemical attributes of the industrial tomato, three self- propelled harvesters of the brand GUARESI, model G-89/93 MS 40", with FIAT-Iveco engine with 128,7 kW with different numbers of work hours. The physical-chemical attributes evaluated were firmness, titratable acidity, soluble solids content (°Brix), pH, loss of mass and classification of fruits according to ordinance N0. 85 of March 6, 2002 of MAPA. In this context, mechanized harvest affected the physical attributes of the fruits, such as firmness and percentage of mass loss. For the construction of the fruit sample collector in bulk loads a fruit collection was developed in any position xyz of the load and later, a patent deposit for this innovation. For the present study, a project methodology was applied and adapted for the execution of the stages called: project planning, informational project, conceptual project, preliminary project, finalizing with the detailed project. The most appropriate variant was chosen for the preliminary design and detailed design. The concepts were divided into chassis or support, collector of samples and support for the withdrawal of samples. It was proposed the removal of fruits that maintain the maximum possible of their interaction with the environment external to the collector. In possession of the completed detailed project, it was possible to deposit the patent with the National Institute of Industrial Property of the patent referring to the sample collector of fruits in bulk cargoes. In the analysis of the harvest and transport in the physical-chemical attributes of the industrial tomato was used a self-propelled harvester and a truck set with trailer and the effect of the mechanical harvest and the transport in the fruits was compared. Two floors were evaluated for transport, where with the aid of vibration data for control. There was a difference between the levels and in some interactions of the factors analyzed. The vibration levels in the transport were different with respect to the pavement of earth and of asphalt. The transport affected the quality of the fruits in relation to the mechanized harvest. The depth of the load affected the quality of the good fruits, cracked and with general damages. The withdrawal moment affected the amount of fruits with general damage. The mechanical intervention modified the attributes of firmness, titratable acidity, pH and percentage of mass loss. Changes in the physical composition of the samples altered some chemical attributes during transport.porUniversidade Federal de ViçosaMáquinas agrícolasTomate - Máquinas - CustosCusto industrialTomate - Tecnologia pós-colheitaMaquinas e Implementos AgricolasAvaliação da colheita e transporte do tomate industrialEvaluation of harvest and transport of industrial tomatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia AgrícolaDoutor em Engenharia AgrícolaViçosa - MG2018-07-27Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27370/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf2144194https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27370/1/texto%20completo.pdf7e486ac104c53567b6cb2464dec828baMD51123456789/273702019-11-05 08:41:51.814oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-11-05T11:41:51LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
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