Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br/handle/123456789/33312 |
Resumo: | No artigo, reconstituímos o itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro e relacionamos essas medidas compensatórias aos debates sobre os direitos humanos, apresentando algumas características destas políticas públicas. Em seguida, reconstruímos a trajetória das ações afirmativas no Brasil, começando pelas experiências pioneiras da Uerj, Unef, Uneb, UEMS e UnB, até a caracterização do panorama atual. Abordamos brevemente o Prouni, como primeira política pública neste sentido, e analisamos a Lei de Cotas recém-aprovada. Por fim, tecemos considerações finais, destacando avanços observados, pontuando preocupações e desafios que a nova conjuntura apresenta. |
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