Corpo e identidade na dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Snizek, Andréa Bergallo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo4vol14-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13199
Resumo: Este estudo tem como referência o entendimento de políticas do corpo como as articulações, a práxis, as negociações estabelecidas no/e pelo corpo, em um determinado contexto, e entre corpos para a construção de um argumento que o sujeito pretende partilhar ao se comunicar. Estas articulações, direta e indiretamente, constituem processos cognitivos, os argumentos do corpo/sujeito. O “poder” (de) articular- -se poética e politicamente constitui a estrutura principal de poder comunicativo que permite ao corpo concretizar um discurso artístico, coreográfico e/ ou performático. Cada fio da rede, que constitui o contexto de elaboração da obra de dança/performance, tem características específicas, e o entrelaçamento de diversidades possibilita múltiplos “presentes”, processos e percepções. E essa perspectiva provoca uma constante reavaliação de propostas e procedimentos de mediação, implícitos nas proposições de projetos político-pedagógicos de cursos de dança/arte na “universidade”.
id UFV_e4de2dfc166fa377b0f05ed10e82cbb3
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/13199
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Snizek, Andréa Bergallo2017-11-17T12:35:36Z2017-11-17T12:35:36Z2014-062236-5176http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo4vol14-1.pdfhttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13199Este estudo tem como referência o entendimento de políticas do corpo como as articulações, a práxis, as negociações estabelecidas no/e pelo corpo, em um determinado contexto, e entre corpos para a construção de um argumento que o sujeito pretende partilhar ao se comunicar. Estas articulações, direta e indiretamente, constituem processos cognitivos, os argumentos do corpo/sujeito. O “poder” (de) articular- -se poética e politicamente constitui a estrutura principal de poder comunicativo que permite ao corpo concretizar um discurso artístico, coreográfico e/ ou performático. Cada fio da rede, que constitui o contexto de elaboração da obra de dança/performance, tem características específicas, e o entrelaçamento de diversidades possibilita múltiplos “presentes”, processos e percepções. E essa perspectiva provoca uma constante reavaliação de propostas e procedimentos de mediação, implícitos nas proposições de projetos político-pedagógicos de cursos de dança/arte na “universidade”.This study has as reference the understanding of the political body such as joints, praxis, the established negotiations in and through the body, in a particular context and among bodies to construct an argument, that one meant to be shared when communicating. Joints that, directly and indirectly, constitute cognitive processes, the arguments of the body/subject. The “power” articulated poetic and politically constitutes the main structure of communicative power that allows the body to achieve an artistic, choreographic and / or performative speech. Each loom wire of the network, which is the context of preparing the work of dance/performance, has specific characteristics and the intertwining of diversity enables multiple “actual moments”, processes and perceptions. Such perspective causes a constant reevaluation of proposals and mediation procedures, implied in the propositions of courses of political educational dance/ art projects in the “university”.porRevista de Ciências Humanasv. 14, n. 1, p. 43-57, Jan./Jun. 2014CorpoPolíticaDança contemporâneaEducaçãoCorpo e identidade na dança contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo4vol14-1.pdfartigo4vol14-1.pdftexto completoapplication/pdf651036https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13199/1/artigo4vol14-1.pdfd033b0a2016b12b5dd4264b6b6132b12MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13199/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo4vol14-1.pdf.jpgartigo4vol14-1.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4192https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13199/3/artigo4vol14-1.pdf.jpg380790a21cf65a9dad5ff6b2911e6321MD53123456789/131992017-11-17 22:00:31.495oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-11-18T01:00:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Corpo e identidade na dança contemporânea
title Corpo e identidade na dança contemporânea
spellingShingle Corpo e identidade na dança contemporânea
Snizek, Andréa Bergallo
Corpo
Política
Dança contemporânea
Educação
title_short Corpo e identidade na dança contemporânea
title_full Corpo e identidade na dança contemporânea
title_fullStr Corpo e identidade na dança contemporânea
title_full_unstemmed Corpo e identidade na dança contemporânea
title_sort Corpo e identidade na dança contemporânea
author Snizek, Andréa Bergallo
author_facet Snizek, Andréa Bergallo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Snizek, Andréa Bergallo
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Corpo
Política
Dança contemporânea
Educação
topic Corpo
Política
Dança contemporânea
Educação
description Este estudo tem como referência o entendimento de políticas do corpo como as articulações, a práxis, as negociações estabelecidas no/e pelo corpo, em um determinado contexto, e entre corpos para a construção de um argumento que o sujeito pretende partilhar ao se comunicar. Estas articulações, direta e indiretamente, constituem processos cognitivos, os argumentos do corpo/sujeito. O “poder” (de) articular- -se poética e politicamente constitui a estrutura principal de poder comunicativo que permite ao corpo concretizar um discurso artístico, coreográfico e/ ou performático. Cada fio da rede, que constitui o contexto de elaboração da obra de dança/performance, tem características específicas, e o entrelaçamento de diversidades possibilita múltiplos “presentes”, processos e percepções. E essa perspectiva provoca uma constante reavaliação de propostas e procedimentos de mediação, implícitos nas proposições de projetos político-pedagógicos de cursos de dança/arte na “universidade”.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-17T12:35:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-17T12:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo4vol14-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13199
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2236-5176
identifier_str_mv 2236-5176
url http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo4vol14-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 14, n. 1, p. 43-57, Jan./Jun. 2014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13199/1/artigo4vol14-1.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13199/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13199/3/artigo4vol14-1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d033b0a2016b12b5dd4264b6b6132b12
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
380790a21cf65a9dad5ff6b2911e6321
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212968007892992