Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Karina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Ane Grasiele Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.194
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18229
Resumo: A profissão de Secretariado Executivo tem se destacado no Brasil e no mundo. As Instituições de Ensino Superior – IES precisam estar preparadas para acompanhar as tendências em virtude do crescimento e contínuo reconhecimento da profissão secretarial, com intuito de capacitar e qualificar os alunos para desempenharem suas funções no mercado de trabalho. Partindo do pressuposto de que estratégias de comunicação são meios de persuadir o público-alvo e determinar atitudes, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com graduandos e análise de conteúdo dos discursos para identificar os fatores de atratividade do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa, MG. Como contribuições, a discussão analítica embasou o delineamento de características importantes para subsidiar a comunicação de marketing da coordenação para atrair estudantes para o curso, por meio da compreensão da comunicação como instrumento de divulgação das atividades e dos desafios para os estudantes e os profissionais da área.
id UFV_e5125883f90571321100748e7e3a36e0
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/18229
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Reis, Ana KarinaFreitas, Ane Grasiele Gomes de2018-03-13T18:07:14Z2018-03-13T18:07:14Z2014-01-0221789010https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.194http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18229A profissão de Secretariado Executivo tem se destacado no Brasil e no mundo. As Instituições de Ensino Superior – IES precisam estar preparadas para acompanhar as tendências em virtude do crescimento e contínuo reconhecimento da profissão secretarial, com intuito de capacitar e qualificar os alunos para desempenharem suas funções no mercado de trabalho. Partindo do pressuposto de que estratégias de comunicação são meios de persuadir o público-alvo e determinar atitudes, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com graduandos e análise de conteúdo dos discursos para identificar os fatores de atratividade do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa, MG. Como contribuições, a discussão analítica embasou o delineamento de características importantes para subsidiar a comunicação de marketing da coordenação para atrair estudantes para o curso, por meio da compreensão da comunicação como instrumento de divulgação das atividades e dos desafios para os estudantes e os profissionais da área.The profession of the Executive Secretariat has gained prominence in Brazil and worldwide. The Higher Education Institutions must be prepared to follow the trends due to the growth and continued recognition of the secretariat profession, in order to train and qualify students to perform their functions in the labor market. Assuming that communication strategies are means to persuade the target audience and determine attitudes, qualitative research was based on interviews with graduates and satisfaction analysis of transcripts to identify the factors of attractiveness of Trilingual Executive Secretariat course at Universidade Federal de Viçosa. As contributions, analytical discussion served as basis for the delineation of important features to support the coordination of marketing communications to attract students to the course, through the understanding of communication as a tool for dissemination of activities and challenges for students and professionals.porRevista de Gestão e Secretariadov. 5, n. 1, p. 42-61, Janeiro-Abril 2014Secretariado ExecutivoFatores de atratividadeComunicação de marketingGraduaçãoFatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf572905https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18229/1/artigo.pdfbddea293e979b632592388aae3d154c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18229/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4370https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18229/3/artigo.pdf.jpg5f7ed55e7653299292e9e7ec5416db1cMD53123456789/182292018-03-13 23:00:45.315oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-03-14T02:00:45LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
title Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
spellingShingle Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
Reis, Ana Karina
Secretariado Executivo
Fatores de atratividade
Comunicação de marketing
Graduação
title_short Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
title_full Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
title_fullStr Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
title_full_unstemmed Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
title_sort Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo
author Reis, Ana Karina
author_facet Reis, Ana Karina
Freitas, Ane Grasiele Gomes de
author_role author
author2 Freitas, Ane Grasiele Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Karina
Freitas, Ane Grasiele Gomes de
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Secretariado Executivo
Fatores de atratividade
Comunicação de marketing
Graduação
topic Secretariado Executivo
Fatores de atratividade
Comunicação de marketing
Graduação
description A profissão de Secretariado Executivo tem se destacado no Brasil e no mundo. As Instituições de Ensino Superior – IES precisam estar preparadas para acompanhar as tendências em virtude do crescimento e contínuo reconhecimento da profissão secretarial, com intuito de capacitar e qualificar os alunos para desempenharem suas funções no mercado de trabalho. Partindo do pressuposto de que estratégias de comunicação são meios de persuadir o público-alvo e determinar atitudes, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com graduandos e análise de conteúdo dos discursos para identificar os fatores de atratividade do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa, MG. Como contribuições, a discussão analítica embasou o delineamento de características importantes para subsidiar a comunicação de marketing da coordenação para atrair estudantes para o curso, por meio da compreensão da comunicação como instrumento de divulgação das atividades e dos desafios para os estudantes e os profissionais da área.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-13T18:07:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-13T18:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.194
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18229
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 21789010
identifier_str_mv 21789010
url https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.194
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 5, n. 1, p. 42-61, Janeiro-Abril 2014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Secretariado
publisher.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Secretariado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18229/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18229/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18229/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bddea293e979b632592388aae3d154c6
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5f7ed55e7653299292e9e7ec5416db1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213029564547072