A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/jangada/article/view/16/14 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18960 |
Resumo: | Este ensaio tem como objeto de análise as relações de gênero presentes no romance A paixão da Nova Eva (1977), da escritora inglesa Angela Carter, em diálogo com o filme A pele que habito (2011), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Nas obras em questão, referenciaremos atenção especial às personagens Evelyn, no romance, e Vicente, no filme, que passam por um processo transexualizador que inclui, além da mutilação fisica de seus corpos masculinos, uma posterior tentativa de internalização das suas novas condições de "mulher‟. Nas duas obras, há um processo de aculturação e socialização do que se concebe como constituinte do „ser mulher‟, levando a cabo a icônica frase de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”. Nesse sentido, tanto o texto literário quanto o filme incorporariam a sexualidade como um dispositivo, marcado pelo caráter performativo das identidades de gênero e pelo alcance subversivo das performances e das sexualidades fora das normas de gênero pré-estabelecidas. Além disso, torna-se evidente uma concepção do corpo como núcleo do biopoder, „fabricado‟ por tecnologias precisas. Notamos, nas duas alegorias em análise, uma ilustração das identidades de gênero enquanto constructo social e cultural presentes nas postulações de Foucault (2004), Louro (2005), Butler (2003) e Lauretis (1994). |
id |
UFV_edd26b5dc4d3161a5488c3a5dc0d7d72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/18960 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Lima, Renato Gama deGonçalves, Gracia Regina2018-04-20T15:10:56Z2018-04-20T15:10:56Z2013-05-142317-4722http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/jangada/article/view/16/14http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18960Este ensaio tem como objeto de análise as relações de gênero presentes no romance A paixão da Nova Eva (1977), da escritora inglesa Angela Carter, em diálogo com o filme A pele que habito (2011), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Nas obras em questão, referenciaremos atenção especial às personagens Evelyn, no romance, e Vicente, no filme, que passam por um processo transexualizador que inclui, além da mutilação fisica de seus corpos masculinos, uma posterior tentativa de internalização das suas novas condições de "mulher‟. Nas duas obras, há um processo de aculturação e socialização do que se concebe como constituinte do „ser mulher‟, levando a cabo a icônica frase de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”. Nesse sentido, tanto o texto literário quanto o filme incorporariam a sexualidade como um dispositivo, marcado pelo caráter performativo das identidades de gênero e pelo alcance subversivo das performances e das sexualidades fora das normas de gênero pré-estabelecidas. Além disso, torna-se evidente uma concepção do corpo como núcleo do biopoder, „fabricado‟ por tecnologias precisas. Notamos, nas duas alegorias em análise, uma ilustração das identidades de gênero enquanto constructo social e cultural presentes nas postulações de Foucault (2004), Louro (2005), Butler (2003) e Lauretis (1994).This essay analyzes the gender relations in the novel "The Passion of New Eve" (1977), by the British writer Angela Carter, in dialogue with the film "The skin I live In" (2011), by the Spanish director Pedro Almodovar. In the works in question, we will focus the characters "Evelyn" in the novel, and "Vincent" in the film, which undergo a transgender process that includes, besides the physical mutilation of their male bodies, a subsequent attempt to internalize their new conditions of 'woman'. In both works, there is a process of acculturation and socialization than is conceived as constitutive of 'womanhood', carrying out the iconic Beauvoir’s phrase: "Woman is made not born." In this sense, both the literary text and the movie incorporate sexuality as a device, marked by the performative character of gender identities and the extent of subversive performances and sexualities outside of gender norms predetermined. Furthermore, it is clear conception of the body as a core of biopower 'manufactured' by technologies accurate. We note, in both allegories under review, an illustration of gender identities as social and cultural construct present in the postulations of Foucault (2004), Louro (2005), Butler (2003) and Lauretis (1994).porJangadan. 1, p. 16-26, janeiro/junho 2013SubjetividadeGêneroBiopolíticaA Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdfartigoapplication/pdf396343https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18960/1/artigo.pdfaffb928bd85c138406984909ccc4a48dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18960/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4468https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18960/3/artigo.pdf.jpg3c9ee94aeeef0d023886bf501b2f563bMD53123456789/189602018-04-20 23:00:34.838oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-04-21T02:00:34LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
title |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
spellingShingle |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito Lima, Renato Gama de Subjetividade Gênero Biopolítica |
title_short |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
title_full |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
title_fullStr |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
title_full_unstemmed |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
title_sort |
A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito |
author |
Lima, Renato Gama de |
author_facet |
Lima, Renato Gama de Gonçalves, Gracia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Gracia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Renato Gama de Gonçalves, Gracia Regina |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Subjetividade Gênero Biopolítica |
topic |
Subjetividade Gênero Biopolítica |
description |
Este ensaio tem como objeto de análise as relações de gênero presentes no romance A paixão da Nova Eva (1977), da escritora inglesa Angela Carter, em diálogo com o filme A pele que habito (2011), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Nas obras em questão, referenciaremos atenção especial às personagens Evelyn, no romance, e Vicente, no filme, que passam por um processo transexualizador que inclui, além da mutilação fisica de seus corpos masculinos, uma posterior tentativa de internalização das suas novas condições de "mulher‟. Nas duas obras, há um processo de aculturação e socialização do que se concebe como constituinte do „ser mulher‟, levando a cabo a icônica frase de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”. Nesse sentido, tanto o texto literário quanto o filme incorporariam a sexualidade como um dispositivo, marcado pelo caráter performativo das identidades de gênero e pelo alcance subversivo das performances e das sexualidades fora das normas de gênero pré-estabelecidas. Além disso, torna-se evidente uma concepção do corpo como núcleo do biopoder, „fabricado‟ por tecnologias precisas. Notamos, nas duas alegorias em análise, uma ilustração das identidades de gênero enquanto constructo social e cultural presentes nas postulações de Foucault (2004), Louro (2005), Butler (2003) e Lauretis (1994). |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-20T15:10:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-20T15:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/jangada/article/view/16/14 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18960 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2317-4722 |
identifier_str_mv |
2317-4722 |
url |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/jangada/article/view/16/14 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
n. 1, p. 16-26, janeiro/junho 2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Jangada |
publisher.none.fl_str_mv |
Jangada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18960/1/artigo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18960/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18960/3/artigo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
affb928bd85c138406984909ccc4a48d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3c9ee94aeeef0d023886bf501b2f563b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801212860387295232 |