ENTRELAÇAMENTO ENTRE AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E PEDAGOGIAS DO HORROR: LIÇÕES A PARTIR DA OBRA “A VIDA NÃO ME ASSUSTA”
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7568 |
Resumo: | Fast traslate Icon translate Fast traslate Icon translate Fast traslate Icon translateO artigo objetiva analisar as pedagogias presentes no livro A Vida Não Me Assusta, organizado por Sara Jane Boyers, que conta com o poema de mesmo nome da escritora Maya Angelou e com ilustrações do artista Jean-Michel Basquiat. Para tal, parte-se do campo dos Estudos Culturais pautando-se nos conceitos de pedagogia cultural (Camozzato, 2012) e de horror (Carroll, 1999). A metodologia fundamenta-se na análise cultural bem como na metodologia visual crítica. Compreende-se que com a expansão do que se entende como pedagógico, os livros possuem uma potencialidade no que tange a interpelar os sujeitos, sobretudo crianças e jovens, seja em um belo conto de fadas ou, no presente caso, no horror nas linhas e nas imagens de A Vida Não Me Assusta. Palavras-chave: Literatura; Horror; Estudos Culturais; Pedagogia Cultural. |
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ENTRELAÇAMENTO ENTRE AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E PEDAGOGIAS DO HORROR: LIÇÕES A PARTIR DA OBRA “A VIDA NÃO ME ASSUSTA” Fast traslate Icon translate Fast traslate Icon translate Fast traslate Icon translateO artigo objetiva analisar as pedagogias presentes no livro A Vida Não Me Assusta, organizado por Sara Jane Boyers, que conta com o poema de mesmo nome da escritora Maya Angelou e com ilustrações do artista Jean-Michel Basquiat. Para tal, parte-se do campo dos Estudos Culturais pautando-se nos conceitos de pedagogia cultural (Camozzato, 2012) e de horror (Carroll, 1999). A metodologia fundamenta-se na análise cultural bem como na metodologia visual crítica. Compreende-se que com a expansão do que se entende como pedagógico, os livros possuem uma potencialidade no que tange a interpelar os sujeitos, sobretudo crianças e jovens, seja em um belo conto de fadas ou, no presente caso, no horror nas linhas e nas imagens de A Vida Não Me Assusta. Palavras-chave: Literatura; Horror; Estudos Culturais; Pedagogia Cultural. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Fortes, Lucas BitencourtMassola, Gisele2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/756810.4322/2358-0801.2023.25.63.11TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7568/4710http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7568/1773Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:03:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7568Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-04T13:03:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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