ENTRELAÇAMENTO ENTRE AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E PEDAGOGIAS DO HORROR: LIÇÕES A PARTIR DA OBRA “A VIDA NÃO ME ASSUSTA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Lucas Bitencourt
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Massola, Gisele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7568
Resumo:     Fast traslate Icon translate     Fast traslate Icon translate     Fast traslate Icon translateO artigo objetiva analisar as pedagogias presentes no livro A Vida Não Me Assusta, organizado por Sara Jane Boyers, que conta com o poema de mesmo nome da escritora Maya Angelou e com ilustrações do artista Jean-Michel Basquiat. Para tal, parte-se do campo dos Estudos Culturais pautando-se nos conceitos de pedagogia cultural (Camozzato, 2012) e de horror (Carroll, 1999). A metodologia fundamenta-se na análise cultural bem como na metodologia visual crítica. Compreende-se que com a expansão do que se entende como pedagógico, os livros possuem uma potencialidade no que tange a interpelar os sujeitos, sobretudo crianças e jovens, seja em um belo conto de fadas ou, no presente caso, no horror nas linhas e nas imagens de A Vida Não Me Assusta.  Palavras-chave: Literatura; Horror; Estudos Culturais; Pedagogia Cultural.
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