Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, André Luis Castro de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7548
Resumo: O texto possui como objetivo refletir sobre as categorias inacabamento e autonomia com vista à transformação social. A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa bibliográfica, intenciona-se elencar pressupostos em prol de uma educação mais humana e transformadora. No texto, disserta-se sobre a conquista da autonomia correlacionada ao inacabamento como expressão de vida, aborda-se a noção de pertencimento em relação ao conhecimento e ao currículo e enfatiza-se o compromisso do ser humano com o outro e com o mundo. Acredita-se que para mitigar a mazelas do modelo civilizatório o inacabamento e a autonomia qualificam os seres humanos que integrados à realidade pensam e humanizam o próprio meio.
id ULBRA-1_022ae1e765afe1f5900807da17feef26
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7548
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escolaO texto possui como objetivo refletir sobre as categorias inacabamento e autonomia com vista à transformação social. A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa bibliográfica, intenciona-se elencar pressupostos em prol de uma educação mais humana e transformadora. No texto, disserta-se sobre a conquista da autonomia correlacionada ao inacabamento como expressão de vida, aborda-se a noção de pertencimento em relação ao conhecimento e ao currículo e enfatiza-se o compromisso do ser humano com o outro e com o mundo. Acredita-se que para mitigar a mazelas do modelo civilizatório o inacabamento e a autonomia qualificam os seres humanos que integrados à realidade pensam e humanizam o próprio meio.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Freitas, André Luis Castro deFreitas, Luciane Albernaz de Araujo2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/754810.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.10TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7548/4642http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7548/1770Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T01:25:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7548Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-19T01:25Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
title Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
spellingShingle Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
Freitas, André Luis Castro de
title_short Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
title_full Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
title_fullStr Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
title_full_unstemmed Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
title_sort Inacabamento e autonomia: retomando os pressupostos freirianos frente aos desafios na escola
author Freitas, André Luis Castro de
author_facet Freitas, André Luis Castro de
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
author_role author
author2 Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, André Luis Castro de
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
description O texto possui como objetivo refletir sobre as categorias inacabamento e autonomia com vista à transformação social. A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa bibliográfica, intenciona-se elencar pressupostos em prol de uma educação mais humana e transformadora. No texto, disserta-se sobre a conquista da autonomia correlacionada ao inacabamento como expressão de vida, aborda-se a noção de pertencimento em relação ao conhecimento e ao currículo e enfatiza-se o compromisso do ser humano com o outro e com o mundo. Acredita-se que para mitigar a mazelas do modelo civilizatório o inacabamento e a autonomia qualificam os seres humanos que integrados à realidade pensam e humanizam o próprio meio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7548
10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.10
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7548
identifier_str_mv 10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7548/4642
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7548/1770
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081827713024