Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Meire Celedonio, Gondim, Ana Angélica Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5888
Resumo: Menos de 5% das universidades públicas brasileiras ofertam a formação inicial de professor de Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Este estudo discute desafios e perspectivas neste contexto de formação de professores, ressaltando o processo de análise e produção de material didático. Os dados gerados fazem parte do acervo do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguística Aplicada (GEPLA), que possibilita esta formação com base os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados denunciam a necessidade de investir no profissional com capacidade de assumir sua sala de aula, de analisar e produzir o seu material didático.
id ULBRA-1_07fa13d5d273d22d79c2d218e70c695e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5888
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégiaMenos de 5% das universidades públicas brasileiras ofertam a formação inicial de professor de Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Este estudo discute desafios e perspectivas neste contexto de formação de professores, ressaltando o processo de análise e produção de material didático. Os dados gerados fazem parte do acervo do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguística Aplicada (GEPLA), que possibilita esta formação com base os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados denunciam a necessidade de investir no profissional com capacidade de assumir sua sala de aula, de analisar e produzir o seu material didático.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Leurquin, Eulália Vera Lúcia FragaSilva, Meire CeledonioGondim, Ana Angélica Lima2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/588810.17648/textura-2358-0801-v22n52-5888TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n52reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5888/3897Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-08T00:25:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5888Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-11-08T00:25:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
title Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
spellingShingle Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
title_short Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
title_full Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
title_fullStr Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
title_full_unstemmed Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
title_sort Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia
author Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
author_facet Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Silva, Meire Celedonio
Gondim, Ana Angélica Lima
author_role author
author2 Silva, Meire Celedonio
Gondim, Ana Angélica Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Silva, Meire Celedonio
Gondim, Ana Angélica Lima
description Menos de 5% das universidades públicas brasileiras ofertam a formação inicial de professor de Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Este estudo discute desafios e perspectivas neste contexto de formação de professores, ressaltando o processo de análise e produção de material didático. Os dados gerados fazem parte do acervo do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguística Aplicada (GEPLA), que possibilita esta formação com base os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados denunciam a necessidade de investir no profissional com capacidade de assumir sua sala de aula, de analisar e produzir o seu material didático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5888
10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5888
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5888
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5888/3897
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n52
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082842734593