A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311 |
Resumo: | Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo. |
id |
PUC_MINS-6_3eadb57ae41e2e37ae42eddc2811b775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4311 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docenteFormação de professoresAgir humanoTipos de discursoFiguras de açãoLeitura.Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 83-102Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 83-1022358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311/4458Vera Lúcia Fraga Leurquin, EuláliaMaria Marques Peixoto, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4311Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
spellingShingle |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália Formação de professores Agir humano Tipos de discurso Figuras de ação Leitura. |
title_short |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_full |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_fullStr |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_full_unstemmed |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
title_sort |
A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente |
author |
Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália |
author_facet |
Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália Maria Marques Peixoto, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Maria Marques Peixoto, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália Maria Marques Peixoto, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Agir humano Tipos de discurso Figuras de ação Leitura. |
topic |
Formação de professores Agir humano Tipos de discurso Figuras de ação Leitura. |
description |
Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311/4458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 83-102 Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 83-102 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329527317823488 |