A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Maria Marques Peixoto, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311
Resumo: Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.
id PUC_MINS-6_3eadb57ae41e2e37ae42eddc2811b775
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4311
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docenteFormação de professoresAgir humanoTipos de discursoFiguras de açãoLeitura.Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 83-102Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 83-1022358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311/4458Vera Lúcia Fraga Leurquin, EuláliaMaria Marques Peixoto, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4311Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
spellingShingle A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália
Formação de professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura.
title_short A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_full A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_fullStr A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_full_unstemmed A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
title_sort A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
author Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália
author_facet Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália
Maria Marques Peixoto, Camila
author_role author
author2 Maria Marques Peixoto, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera Lúcia Fraga Leurquin, Eulália
Maria Marques Peixoto, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura.
topic Formação de professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura.
description Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311/4458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 83-102
Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 83-102
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527317823488