Na base, como os professores veem a Base? Sobre currículos e BNCC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5474 |
Resumo: | O debate atual que envolve currículos escolares na educação básica prescinde necessariamente da relação com a BNCC, e dela se criam posições antagônicas decorrentes de críticas distintas. Desde o ano de 2016, quando começou a ser implementada, a BNCC passou a ser tema de conversas pedagógicas e de outros movimentos formativos em diferentes municípios do território brasileiro. Questões sobre como proceder com o documento passaram a ser busca constante de professores, que, na base, viram as dimensões política e epistemológica silenciadas. Fomentar uma reflexão acerca destes silenciamentos, tomando as angústias e experiências dos praticantes cotidianos da escola como ponto de partida, se constitui na discussão principal deste trabalho. |
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Na base, como os professores veem a Base? Sobre currículos e BNCCO debate atual que envolve currículos escolares na educação básica prescinde necessariamente da relação com a BNCC, e dela se criam posições antagônicas decorrentes de críticas distintas. Desde o ano de 2016, quando começou a ser implementada, a BNCC passou a ser tema de conversas pedagógicas e de outros movimentos formativos em diferentes municípios do território brasileiro. Questões sobre como proceder com o documento passaram a ser busca constante de professores, que, na base, viram as dimensões política e epistemológica silenciadas. Fomentar uma reflexão acerca destes silenciamentos, tomando as angústias e experiências dos praticantes cotidianos da escola como ponto de partida, se constitui na discussão principal deste trabalho. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Silva, Francisco Canindé2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/547410.17648/textura-2358-0801-v22n50-5474TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 50 (2020): Base Nacional Comum Curricular: desafios da implantação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n50reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5474/3718Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-01T02:15:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5474Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-04-01T02:15:49Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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