“E você tem idade pra isso, rapaz”? Infâncias, gênero e sexualidade no longa-metragem Capitães da Areia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7299 |
Resumo: | Em tempos de defesa da família branca, elitizada e heteronormativa, nos enveredamos em problematizar o que o filme Capitães da Areia (2011) nos ensina sobre as infâncias de um grupo de crianças em situação de rua que vive em um casarão abandonado na cidade de Salvador, BA, nos anos 1930. Nosso trabalho está pautado nas pesquisas pós-críticas e pós-estruturalistas e direcionado pelas seguintes questões: o que o filme Capitães da Areia nos ensina sobre as infâncias das crianças em situação de rua? Quais as relações de gênero e as sexualidades vivenciadas pelos(a) garotos(a) no longa-metragem? Nossas análises apontam para as tensões e os conflitos entre o ser ou não criança trazidas pelas narrativas e para as múltiplas vivências dos gêneros e das sexualidades daqueles(a) garotos(a). |
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“E você tem idade pra isso, rapaz”? Infâncias, gênero e sexualidade no longa-metragem Capitães da AreiaEm tempos de defesa da família branca, elitizada e heteronormativa, nos enveredamos em problematizar o que o filme Capitães da Areia (2011) nos ensina sobre as infâncias de um grupo de crianças em situação de rua que vive em um casarão abandonado na cidade de Salvador, BA, nos anos 1930. Nosso trabalho está pautado nas pesquisas pós-críticas e pós-estruturalistas e direcionado pelas seguintes questões: o que o filme Capitães da Areia nos ensina sobre as infâncias das crianças em situação de rua? Quais as relações de gênero e as sexualidades vivenciadas pelos(a) garotos(a) no longa-metragem? Nossas análises apontam para as tensões e os conflitos entre o ser ou não criança trazidas pelas narrativas e para as múltiplas vivências dos gêneros e das sexualidades daqueles(a) garotos(a).Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Souza, Marcos Lopes deSantos, Beatriz Rodrigues Lino dosFigueiredo, Roniel SantosPassos, Vinícius Mascarenhas dos2023-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/729910.4322/2358-0801.2023.25.01-12TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 61 (2023): Dossiê: Relações de gênero, sexualidades e produção de imagens e cinema para e/ou com crianças2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7299/4562Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-31T13:51:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7299Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-01-31T13:51:53Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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