LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Martinez, Lucas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cezar Pozzobon, Marta Cristina, Salva, Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7739
Resumo: Neste artigo, que objetiva problematizar o YouTube como um local pedagógico da contemporaneidade, a partir de suas lições endereçadas aos/às jovens, mostramos algumas operações das pedagogias culturais na plataforma de vídeos online. A abordagem metodológica do estudo consiste em uma análise cultural, tendo como base a “etnografia de tela”, o olhar etnográfico e a noção de discurso foucaultiana como ferramenta analítica. A materialidade da pesquisa consiste em 25 vídeos do gênero vlog, de youtubers brasileiros, considerados populares e relevantes na plataforma. Duas lições se consolidaram ao longo da análise do material: ser jovem (e aprender a comportar-se como jovem) e ser consumidor (aprender a desejar e consumir como jovem).
id ULBRA-1_1ea1ff3845652f84d06d9d06c0ead777
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7739
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOSNeste artigo, que objetiva problematizar o YouTube como um local pedagógico da contemporaneidade, a partir de suas lições endereçadas aos/às jovens, mostramos algumas operações das pedagogias culturais na plataforma de vídeos online. A abordagem metodológica do estudo consiste em uma análise cultural, tendo como base a “etnografia de tela”, o olhar etnográfico e a noção de discurso foucaultiana como ferramenta analítica. A materialidade da pesquisa consiste em 25 vídeos do gênero vlog, de youtubers brasileiros, considerados populares e relevantes na plataforma. Duas lições se consolidaram ao longo da análise do material: ser jovem (e aprender a comportar-se como jovem) e ser consumidor (aprender a desejar e consumir como jovem).Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESda Silva Martinez, LucasCezar Pozzobon, Marta CristinaSalva, Sueli2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/773910.4322/2358-0801.2023.25.64.11TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7739/4825Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T13:42:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7739Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-17T13:42:04Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
title LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
spellingShingle LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
da Silva Martinez, Lucas
title_short LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
title_full LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
title_fullStr LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
title_full_unstemmed LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
title_sort LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS
author da Silva Martinez, Lucas
author_facet da Silva Martinez, Lucas
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Salva, Sueli
author_role author
author2 Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Salva, Sueli
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Martinez, Lucas
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Salva, Sueli
description Neste artigo, que objetiva problematizar o YouTube como um local pedagógico da contemporaneidade, a partir de suas lições endereçadas aos/às jovens, mostramos algumas operações das pedagogias culturais na plataforma de vídeos online. A abordagem metodológica do estudo consiste em uma análise cultural, tendo como base a “etnografia de tela”, o olhar etnográfico e a noção de discurso foucaultiana como ferramenta analítica. A materialidade da pesquisa consiste em 25 vídeos do gênero vlog, de youtubers brasileiros, considerados populares e relevantes na plataforma. Duas lições se consolidaram ao longo da análise do material: ser jovem (e aprender a comportar-se como jovem) e ser consumidor (aprender a desejar e consumir como jovem).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7739
10.4322/2358-0801.2023.25.64.11
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7739
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.64.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7739/4825
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083145773056