A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135 |
Resumo: | Resumo. Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de Cultura Escolar enquanto categoria de análise na produção de narrativas históricas. Desenvolvido no âmbito de pesquisa da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Considera as fontes como discursos culturais, sendo uma produção da cultura material humana os quais são importantes para a construção de uma narrativa. Fundamentam essa reflexão autores como Botià (2002), Vidal (2009) e Bonnemaison (2000). Identifico a cultura escolar como um processo de construção de sentidos que nos permitem formar símbolos e códigos de significação através das representações formadoras de consensos sobre os fenômenos e objetos dentro de um grupo social. Palavras-chave: História da Educação. Cultura Escolar e fontes. Produção de Narrativas. |
id |
ULBRA-1_230a403aeaafdf25da7b266a49137423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1135 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a EducaçãoResumo. Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de Cultura Escolar enquanto categoria de análise na produção de narrativas históricas. Desenvolvido no âmbito de pesquisa da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Considera as fontes como discursos culturais, sendo uma produção da cultura material humana os quais são importantes para a construção de uma narrativa. Fundamentam essa reflexão autores como Botià (2002), Vidal (2009) e Bonnemaison (2000). Identifico a cultura escolar como um processo de construção de sentidos que nos permitem formar símbolos e códigos de significação através das representações formadoras de consensos sobre os fenômenos e objetos dentro de um grupo social. Palavras-chave: História da Educação. Cultura Escolar e fontes. Produção de Narrativas. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPES - CNPQMalikoski, AdrianoKreutz, Lúcio2014-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135/944info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-13T15:14:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1135Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-11-13T15:14:31Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
title |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
spellingShingle |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação Malikoski, Adriano |
title_short |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
title_full |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
title_fullStr |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
title_full_unstemmed |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
title_sort |
A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação |
author |
Malikoski, Adriano |
author_facet |
Malikoski, Adriano Kreutz, Lúcio |
author_role |
author |
author2 |
Kreutz, Lúcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES - CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malikoski, Adriano Kreutz, Lúcio |
description |
Resumo. Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de Cultura Escolar enquanto categoria de análise na produção de narrativas históricas. Desenvolvido no âmbito de pesquisa da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Considera as fontes como discursos culturais, sendo uma produção da cultura material humana os quais são importantes para a construção de uma narrativa. Fundamentam essa reflexão autores como Botià (2002), Vidal (2009) e Bonnemaison (2000). Identifico a cultura escolar como um processo de construção de sentidos que nos permitem formar símbolos e códigos de significação através das representações formadoras de consensos sobre os fenômenos e objetos dentro de um grupo social. Palavras-chave: História da Educação. Cultura Escolar e fontes. Produção de Narrativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135/944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083781210112 |