A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malikoski, Adriano
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kreutz, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135
Resumo: Resumo. Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de Cultura Escolar enquanto categoria de análise na produção de narrativas históricas. Desenvolvido no âmbito de pesquisa da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Considera as fontes como discursos culturais, sendo uma produção da cultura material humana os quais são importantes para a construção de uma narrativa. Fundamentam essa reflexão autores como Botià (2002), Vidal (2009) e Bonnemaison (2000). Identifico a cultura escolar como um processo de construção de sentidos que nos permitem formar símbolos e códigos de significação através das representações formadoras de consensos sobre os fenômenos e objetos dentro de um grupo social.   Palavras-chave: História da Educação.  Cultura Escolar e fontes. Produção de Narrativas.  
id ULBRA-1_230a403aeaafdf25da7b266a49137423
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1135
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a EducaçãoResumo. Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de Cultura Escolar enquanto categoria de análise na produção de narrativas históricas. Desenvolvido no âmbito de pesquisa da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Considera as fontes como discursos culturais, sendo uma produção da cultura material humana os quais são importantes para a construção de uma narrativa. Fundamentam essa reflexão autores como Botià (2002), Vidal (2009) e Bonnemaison (2000). Identifico a cultura escolar como um processo de construção de sentidos que nos permitem formar símbolos e códigos de significação através das representações formadoras de consensos sobre os fenômenos e objetos dentro de um grupo social.   Palavras-chave: História da Educação.  Cultura Escolar e fontes. Produção de Narrativas.  Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPES - CNPQMalikoski, AdrianoKreutz, Lúcio2014-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135/944info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-13T15:14:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1135Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-11-13T15:14:31Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
title A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
spellingShingle A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
Malikoski, Adriano
title_short A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
title_full A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
title_fullStr A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
title_full_unstemmed A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
title_sort A Cultura Escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre a Educação
author Malikoski, Adriano
author_facet Malikoski, Adriano
Kreutz, Lúcio
author_role author
author2 Kreutz, Lúcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Malikoski, Adriano
Kreutz, Lúcio
description Resumo. Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de Cultura Escolar enquanto categoria de análise na produção de narrativas históricas. Desenvolvido no âmbito de pesquisa da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Considera as fontes como discursos culturais, sendo uma produção da cultura material humana os quais são importantes para a construção de uma narrativa. Fundamentam essa reflexão autores como Botià (2002), Vidal (2009) e Bonnemaison (2000). Identifico a cultura escolar como um processo de construção de sentidos que nos permitem formar símbolos e códigos de significação através das representações formadoras de consensos sobre os fenômenos e objetos dentro de um grupo social.   Palavras-chave: História da Educação.  Cultura Escolar e fontes. Produção de Narrativas.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1135/944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083781210112