A linguagem no processo de construção e efetivação da atividade de estudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6415 |
Resumo: | A Filosofia da Linguagem, sob a ótica de Volóchinov (2013, 2017) e Bakhtin (2016, 1997), postula que a linguagem não apenas é uma instância que constrói o que é o ser humano, a partir das interações sociais estabelecidas por este com o outro, como também ela se constrói por essa mesma dinâmica de usos que os falantes e escreventes fazem dela. Leontiev e seus seguidores aventaram a atividade de estudo, processo pelo qual se ampara na construção de aprendizagem e desenvolvimento a partir de conhecimentos histórico-culturalmente construídos. Este texto tem a finalidade de discutir o papel da linguagem no desenvolvimento da atividade de estudo e constrói-se por meio de revisão de literatura a partir das contribuições de Volóchinov, para a discussão sobre a linguagem, e de Vigotski, Leontiev, Davydov, sobretudo, para a atividade de estudo. Em tese, a conclusão a que se chega é que a atividade de estudo e linguagem são indissociáveis na medida em que esta é condição sine qua non para a construção e efetivação do conhecimento teórico do objeto/evento no âmbito educacional. |
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A linguagem no processo de construção e efetivação da atividade de estudoA Filosofia da Linguagem, sob a ótica de Volóchinov (2013, 2017) e Bakhtin (2016, 1997), postula que a linguagem não apenas é uma instância que constrói o que é o ser humano, a partir das interações sociais estabelecidas por este com o outro, como também ela se constrói por essa mesma dinâmica de usos que os falantes e escreventes fazem dela. Leontiev e seus seguidores aventaram a atividade de estudo, processo pelo qual se ampara na construção de aprendizagem e desenvolvimento a partir de conhecimentos histórico-culturalmente construídos. Este texto tem a finalidade de discutir o papel da linguagem no desenvolvimento da atividade de estudo e constrói-se por meio de revisão de literatura a partir das contribuições de Volóchinov, para a discussão sobre a linguagem, e de Vigotski, Leontiev, Davydov, sobretudo, para a atividade de estudo. Em tese, a conclusão a que se chega é que a atividade de estudo e linguagem são indissociáveis na medida em que esta é condição sine qua non para a construção e efetivação do conhecimento teórico do objeto/evento no âmbito educacional.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Souza, Moisés JoséArena, Dagoberto Buim2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/641510.29327/227811.23.56-14TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 56 (2021): Dossiê: Memória, ausência e invisibilidade2358-08011518-491910.29327/227811.23.56reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6415/4220Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:43:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6415Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-10-14T20:43:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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