A linguagem no processo de construção e efetivação da atividade de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Moisés José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arena, Dagoberto Buim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6415
Resumo: A Filosofia da Linguagem, sob a ótica de Volóchinov (2013, 2017) e Bakhtin (2016, 1997), postula que a linguagem não apenas é uma instância que constrói o que é o ser humano, a partir das interações sociais estabelecidas por este com o outro, como também ela se constrói por essa mesma dinâmica de usos que os falantes e escreventes fazem dela. Leontiev e seus seguidores aventaram a atividade de estudo, processo pelo qual se ampara na construção de aprendizagem e desenvolvimento a partir de conhecimentos histórico-culturalmente construídos. Este texto tem a finalidade de discutir o papel da linguagem no desenvolvimento da atividade de estudo e constrói-se por meio de revisão de literatura a partir das contribuições de Volóchinov, para a discussão sobre a linguagem, e de Vigotski, Leontiev, Davydov, sobretudo, para a atividade de estudo. Em tese, a conclusão a que se chega é que a atividade de estudo e linguagem são indissociáveis na medida em que esta é condição sine qua non para a construção e efetivação do conhecimento teórico do objeto/evento no âmbito educacional.
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