Do literário ao paradidático: textos para crianças em meio a crises ambientais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2578 |
Resumo: | A literatura infantil tem sido conhecida e valorizada não apenas como a arte das palavras, mas como material de leitura disponibilizado ao público infantil pelo mercado editorial em diferentes formatos: literatura literária para crianças e literatura para crianças, esta na forma de textos paradidáticos e informativos. Temas importantes como questões/crises ambientais são discutidos não apenas em livros isolados, coleções, séries, mas também veiculados em blogs, sites, portais. Faz-se necessário avaliar não apenas as diferenças entre os textos referidos, mas analisar a dimensão do conteúdo abordado e a qualidade da linguagem empregada em sua veiculação. Para tanto, a literariedade assume destaque na seleção de obras para crianças. Pais, professores, bibliotecários precisam circular entre textos apresentados em distintos suportes para que dimensionem a qualidade das materialidades disponibilizadas para a leitura esses leitores em construção. O perfil do leitor que se deseja construir depende não apenas das escolhas da família, da escola, mas do próprio leito. Também o mercado editorial estimula esse leitor a ampliar suas práticas de leitura ou constrangê-lo, afastando-o do universo da leitura. As lendas brasileiras, só para citar um exemplo, apresentam conteúdo variado e rico para que o leitor entenda fenômenos naturais cuja existência só pode ser explicada no âmbito da fantasia.Palavras-chave:Leitura literária; livros infantis e paradidáticos; literatura e meio ambiente |
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Do literário ao paradidático: textos para crianças em meio a crises ambientaisA literatura infantil tem sido conhecida e valorizada não apenas como a arte das palavras, mas como material de leitura disponibilizado ao público infantil pelo mercado editorial em diferentes formatos: literatura literária para crianças e literatura para crianças, esta na forma de textos paradidáticos e informativos. Temas importantes como questões/crises ambientais são discutidos não apenas em livros isolados, coleções, séries, mas também veiculados em blogs, sites, portais. Faz-se necessário avaliar não apenas as diferenças entre os textos referidos, mas analisar a dimensão do conteúdo abordado e a qualidade da linguagem empregada em sua veiculação. Para tanto, a literariedade assume destaque na seleção de obras para crianças. Pais, professores, bibliotecários precisam circular entre textos apresentados em distintos suportes para que dimensionem a qualidade das materialidades disponibilizadas para a leitura esses leitores em construção. O perfil do leitor que se deseja construir depende não apenas das escolhas da família, da escola, mas do próprio leito. Também o mercado editorial estimula esse leitor a ampliar suas práticas de leitura ou constrangê-lo, afastando-o do universo da leitura. As lendas brasileiras, só para citar um exemplo, apresentam conteúdo variado e rico para que o leitor entenda fenômenos naturais cuja existência só pode ser explicada no âmbito da fantasia.Palavras-chave:Leitura literária; livros infantis e paradidáticos; literatura e meio ambienteUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)Kuchenbecker Rösing, Tania MarizaCorrêa Tavares, Mayara2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/257810.17648/textura-2358-0801-19-39-2578TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 39 (2017): Dossiê: Literatura e Meio Ambiente2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-19-39reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2578/2022Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-07T13:08:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2578Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-07-07T13:08:58Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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