Vai ter estudantes trans nas escolas, sim! Mas primeiro, vamos (des)construir o normativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira da Silva, Fernando Guimarães
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2077
Resumo: Este ensaio é focado numa revisão sistemática de literatura que objetiva apontar o convívio de estudantes trans com as normas convencionais das escolas, no que se refere ao gênero e a sexualidade. Elegemos o referencial foucaultiano para problematizar os regimes de verdades instituídos sobre a infâmia e a anormalidade que se efetivam em discursos e práticas escolares. Exploramos também, os recursos analíticos dos estudos culturais para oportunizar uma leitura sobre como são constituídas (ou como os indivíduos buscam constituir) as identidades trans. As considerações deste trabalho centram-se nas intersecções entre uma proposta escolar convencional e as necessidades identitárias que as estudantes trans promovem na rotina e práticas escolares.
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