Vai ter estudantes trans nas escolas, sim! Mas primeiro, vamos (des)construir o normativo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2077 |
Resumo: | Este ensaio é focado numa revisão sistemática de literatura que objetiva apontar o convívio de estudantes trans com as normas convencionais das escolas, no que se refere ao gênero e a sexualidade. Elegemos o referencial foucaultiano para problematizar os regimes de verdades instituídos sobre a infâmia e a anormalidade que se efetivam em discursos e práticas escolares. Exploramos também, os recursos analíticos dos estudos culturais para oportunizar uma leitura sobre como são constituídas (ou como os indivíduos buscam constituir) as identidades trans. As considerações deste trabalho centram-se nas intersecções entre uma proposta escolar convencional e as necessidades identitárias que as estudantes trans promovem na rotina e práticas escolares. |
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Vai ter estudantes trans nas escolas, sim! Mas primeiro, vamos (des)construir o normativoEste ensaio é focado numa revisão sistemática de literatura que objetiva apontar o convívio de estudantes trans com as normas convencionais das escolas, no que se refere ao gênero e a sexualidade. Elegemos o referencial foucaultiano para problematizar os regimes de verdades instituídos sobre a infâmia e a anormalidade que se efetivam em discursos e práticas escolares. Exploramos também, os recursos analíticos dos estudos culturais para oportunizar uma leitura sobre como são constituídas (ou como os indivíduos buscam constituir) as identidades trans. As considerações deste trabalho centram-se nas intersecções entre uma proposta escolar convencional e as necessidades identitárias que as estudantes trans promovem na rotina e práticas escolares.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Oliveira da Silva, Fernando GuimarãesMaio, Eliane Rose2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/207710.17648/textura-2358-0801-19-39-2077TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 39 (2017): Dossiê: Literatura e Meio Ambiente2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-19-39reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2077/2037Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-07T13:11:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2077Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-07-07T13:11:09Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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