“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525 |
Resumo: | O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem. |
id |
ULBRA-1_63d92f806d873b07e86e7f5768a13072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5525 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do SulO objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqPereira, Marcus Vinicius MayerTraversini, Clarice SaleteMello, Darlize Teixeira de2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/552510.17648/textura-2358-0801-v22n50-5525TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 50 (2020): Base Nacional Comum Curricular: desafios da implantação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n50reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525/3720Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-01T02:16:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5525Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-04-01T02:16:13Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
title |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
spellingShingle |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul Pereira, Marcus Vinicius Mayer |
title_short |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
title_full |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
title_fullStr |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
title_full_unstemmed |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
title_sort |
“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul |
author |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer |
author_facet |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer Traversini, Clarice Salete Mello, Darlize Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Traversini, Clarice Salete Mello, Darlize Teixeira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer Traversini, Clarice Salete Mello, Darlize Teixeira de |
description |
O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525 10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5525 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525/3720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 50 (2020): Base Nacional Comum Curricular: desafios da implantação 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-v22n50 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083166744576 |