“O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcus Vinicius Mayer
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Traversini, Clarice Salete, Mello, Darlize Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e  b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem.  
id ULBRA-1_63d92f806d873b07e86e7f5768a13072
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5525
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do SulO objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e  b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem.  Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqPereira, Marcus Vinicius MayerTraversini, Clarice SaleteMello, Darlize Teixeira de2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/552510.17648/textura-2358-0801-v22n50-5525TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 50 (2020): Base Nacional Comum Curricular: desafios da implantação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n50reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525/3720Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-01T02:16:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5525Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-04-01T02:16:13Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
title “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
spellingShingle “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
Pereira, Marcus Vinicius Mayer
title_short “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
title_full “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
title_fullStr “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
title_full_unstemmed “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
title_sort “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande Do Sul
author Pereira, Marcus Vinicius Mayer
author_facet Pereira, Marcus Vinicius Mayer
Traversini, Clarice Salete
Mello, Darlize Teixeira de
author_role author
author2 Traversini, Clarice Salete
Mello, Darlize Teixeira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcus Vinicius Mayer
Traversini, Clarice Salete
Mello, Darlize Teixeira de
description O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e  b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagem.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525
10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5525
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5525/3720
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 50 (2020): Base Nacional Comum Curricular: desafios da implantação
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n50
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083166744576