Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1590 |
Resumo: | Leitura e literatura são os temas basilares da obra juvenil contemporânea Tudo que é sólido pode derreter, de autoria de Rafael Gomes. Esse romance, por sua proposta e construção, reforça a necessidade de repensarmos o ensino e o estudo da literatura enquanto componente curricular, alertando-nos para o necessário resgate de uma perspectiva mais humanizadora do trabalho com a matéria literária, como defendem a estética da recepção e o conceito de letramento literário. |
id |
ULBRA-1_6657919be7546971e7c33c5e3b78bbe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1590 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreterLeitura e literatura são os temas basilares da obra juvenil contemporânea Tudo que é sólido pode derreter, de autoria de Rafael Gomes. Esse romance, por sua proposta e construção, reforça a necessidade de repensarmos o ensino e o estudo da literatura enquanto componente curricular, alertando-nos para o necessário resgate de uma perspectiva mais humanizadora do trabalho com a matéria literária, como defendem a estética da recepção e o conceito de letramento literário.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESVícola, Daniel RicardoPorto Fadel Barcellos, Natália Corrêa2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1590TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1590/1261info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1590Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
title |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
spellingShingle |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter Vícola, Daniel Ricardo |
title_short |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
title_full |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
title_fullStr |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
title_full_unstemmed |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
title_sort |
Leitura e literatura em debate: o resgate do jovem leitor em Tudo que é sólido pode derreter |
author |
Vícola, Daniel Ricardo |
author_facet |
Vícola, Daniel Ricardo Porto Fadel Barcellos, Natália Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Porto Fadel Barcellos, Natália Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vícola, Daniel Ricardo Porto Fadel Barcellos, Natália Corrêa |
description |
Leitura e literatura são os temas basilares da obra juvenil contemporânea Tudo que é sólido pode derreter, de autoria de Rafael Gomes. Esse romance, por sua proposta e construção, reforça a necessidade de repensarmos o ensino e o estudo da literatura enquanto componente curricular, alertando-nos para o necessário resgate de uma perspectiva mais humanizadora do trabalho com a matéria literária, como defendem a estética da recepção e o conceito de letramento literário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1590 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1590/1261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino. 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083768627200 |