A protagonista leitora e o leitor protagonista na obra “Tudo que é sólido pode derreter”: ressignificando a leitura literária no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151175 |
Resumo: | Leitura e literatura são os temas basilares da obra juvenil contemporânea Tudo que é sólido pode derreter, de Rafael Gomes (2011). Esse romance, por sua proposta e construção, constitui um ponto de partida para repensarmos o ensino e o estudo da literatura enquanto componente curricular, alertando-nos para o necessário resgate de uma perspectiva mais humanizadora do trabalho com a matéria literária, como defende a prática pedagógica do letramento literário, de Cosson, conhecimentos que nos ajudarão a olhar para o romance como uma consubstanciação desses pensamentos que enxergam na fruição literária, como Candido, um instrumento de libertação e emancipação do ser humano que, privado dela, corre o risco de ter a “sua humanidade mutilada”. Em linhas gerais, a situação que se coloca na obra selecionada para o nosso estudo é a seguinte: Thereza é uma jovem leitora recém-chegada ao Ensino Médio, apaixonada pelas obras clássicas que lhe são apresentadas pelo professor durante as tão aguardadas aulas de literatura. Diferentemente dos seus colegas de sala, Thereza anseia por essas leituras e, em sua imaginação, vai dialogando com os autores, suas personagens e seus conflitos. Mais que isso, até: Thereza começa a traçar paralelos entre a sua própria vida e os temas centrais de cada uma das obras que lê. Ela parece saber, dessa forma, que a matéria-prima do texto literário não é outra senão a própria vida e seus meandros, razão pela qual não passamos incólumes por uma boa narrativa ou um bom poema. Refletindo sobre as possibilidades da literatura, com Lajolo, Cademartori, Todorov e outros, as características da produção contemporânea voltada para o público juvenil e o próprio perfil do público leitor dessa produção, queremos discutir como este romance, por sua própria natureza hipermidiática e sua linguagem próxima ao leitor pode se configurar numa experiência engrandecedora e ampliadora de significados capaz de resgatar os jovens aprendizes para o hábito da leitura, ressignificando a forma como se trava contato com ela e fazendo dela ponte para um amadurecimento global desse indivíduo. |
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A protagonista leitora e o leitor protagonista na obra “Tudo que é sólido pode derreter”: ressignificando a leitura literária no ensino médioThe reading protagonist and the protagonist reader in the novel "Tudo que é sólido pode derreter": resignifying literary reading in high schoolTudo que é sólido pode derreterRafael GomesLetramento literárioEnsino de LiteraturaLiteratura juvenil contemporâneaLiterary literacyTeaching of literatureContemporary teenage literatureLeitura e literatura são os temas basilares da obra juvenil contemporânea Tudo que é sólido pode derreter, de Rafael Gomes (2011). Esse romance, por sua proposta e construção, constitui um ponto de partida para repensarmos o ensino e o estudo da literatura enquanto componente curricular, alertando-nos para o necessário resgate de uma perspectiva mais humanizadora do trabalho com a matéria literária, como defende a prática pedagógica do letramento literário, de Cosson, conhecimentos que nos ajudarão a olhar para o romance como uma consubstanciação desses pensamentos que enxergam na fruição literária, como Candido, um instrumento de libertação e emancipação do ser humano que, privado dela, corre o risco de ter a “sua humanidade mutilada”. Em linhas gerais, a situação que se coloca na obra selecionada para o nosso estudo é a seguinte: Thereza é uma jovem leitora recém-chegada ao Ensino Médio, apaixonada pelas obras clássicas que lhe são apresentadas pelo professor durante as tão aguardadas aulas de literatura. Diferentemente dos seus colegas de sala, Thereza anseia por essas leituras e, em sua imaginação, vai dialogando com os autores, suas personagens e seus conflitos. Mais que isso, até: Thereza começa a traçar paralelos entre a sua própria vida e os temas centrais de cada uma das obras que lê. Ela parece saber, dessa forma, que a matéria-prima do texto literário não é outra senão a própria vida e seus meandros, razão pela qual não passamos incólumes por uma boa narrativa ou um bom poema. Refletindo sobre as possibilidades da literatura, com Lajolo, Cademartori, Todorov e outros, as características da produção contemporânea voltada para o público juvenil e o próprio perfil do público leitor dessa produção, queremos discutir como este romance, por sua própria natureza hipermidiática e sua linguagem próxima ao leitor pode se configurar numa experiência engrandecedora e ampliadora de significados capaz de resgatar os jovens aprendizes para o hábito da leitura, ressignificando a forma como se trava contato com ela e fazendo dela ponte para um amadurecimento global desse indivíduo.Reading and Literature are fundamental topics of the teenage contemporary work Tudo o que é sólido pode derreter (All that is solid can melt), authored by Rafael Gomes (2011). This novel, by its proposal and construction, is a starting point to rethink teaching and studies of literature as a curricular component, alerting us to the necessity of rescuing a more humanizing perspective of working the literary theme, as defended by the pedagogical practice of literary literacy, by Cosson, knowledge that helps us to look at the novel as a substantiation of these thoughts that are seen in the literary enjoyment, according to Candido, an instrument of liberation and emancipation of the human being that, deprived of it, takes the risk of having “its humanity maimed”. So what happens in the novel is that Thereza is a young reader, newcomer to high school, who loves the classic works assigned to her by the teacher during the long-awaited literature classes. Unlike her classmates, Thereza longs to know canonical authors. As the avid reader she is, the girl is very interested in the narratives and poems that are being presented to her and in her imagination, based on the things she gets in contact with by her readings, starts dialoguing with these authors, their characters and conflicts. Even more than that: Thereza starts drawing parallels between her own life and the central themes of each work she reads. She seems to know in this way that the raw material of a literary text is nothing else than life itself and its meanderings and that is why we don’t stay unaffected when we read a good story or a good poem. Reflecting on the possibilities of literature, with Lajolo, Cademartori, Todorov and others, the characteristics of contemporary production for the teenage audience and the actual profile of the readership of this production, we want to discuss how this novel, by its hypermedia nature and its language that is so close to the reader can be configured as an aggrandizing and amplifying experience of meanings, being able to bring back the habit and interest in reading to teenage learners, redefining the way they get in contact with it and making it a bridge to the global ripening of the individual.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Volobuef, Karin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vícola, Daniel Ricardo [UNESP]2017-07-21T19:24:49Z2017-07-21T19:24:49Z2017-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15117500088937733004030016P044198930597313370000-0002-9905-1072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151175Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:34:05.948992Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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