Literatura na Alfabetização: desafios e acolhimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1837 |
Resumo: | A literatura infantil tem estado presente, mesmo que com um número restrito de exemplares, nas escolas públicas brasileiras a partir de programas de leitura do governo brasileiro, em especial do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Partindo desse pressuposto, o projeto de pesquisa “Desafios e acolhimentos da literatura infantil: a mediação de leitura literária” visa a refletir sobre articulações entre educação, cultura, linguagem e práticas leitoras, analisando obras literárias pertencentes a acervos do referido Programa, a fim de contribuir para a implementação de ações mediadoras qualificadas para a leitura de tal acervo, especialmente no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita. No âmbito dessa investigação, focalizamos a literatura infantil como um produto cultural com o qual a criança tem o direito de interagir. Nesta comunicação, defendemos que, para alfabetizar letrando, a literatura é um material que deve estar presente no cotidiano da escola, mais especificamente das práticas de sala de aula. Assim, algumas obras de literatura infantil são objeto de reflexão, a fim de discutirmos a proposta inerente às mesmas e, ainda, as potencialidades para alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. |
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Literatura na Alfabetização: desafios e acolhimentosA literatura infantil tem estado presente, mesmo que com um número restrito de exemplares, nas escolas públicas brasileiras a partir de programas de leitura do governo brasileiro, em especial do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Partindo desse pressuposto, o projeto de pesquisa “Desafios e acolhimentos da literatura infantil: a mediação de leitura literária” visa a refletir sobre articulações entre educação, cultura, linguagem e práticas leitoras, analisando obras literárias pertencentes a acervos do referido Programa, a fim de contribuir para a implementação de ações mediadoras qualificadas para a leitura de tal acervo, especialmente no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita. No âmbito dessa investigação, focalizamos a literatura infantil como um produto cultural com o qual a criança tem o direito de interagir. Nesta comunicação, defendemos que, para alfabetizar letrando, a literatura é um material que deve estar presente no cotidiano da escola, mais especificamente das práticas de sala de aula. Assim, algumas obras de literatura infantil são objeto de reflexão, a fim de discutirmos a proposta inerente às mesmas e, ainda, as potencialidades para alfabetizar letrando e letrar alfabetizando.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq (Processo nº 311541/2013-5 e Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 43/2013) e pelo Edital Pq GaúchoRamos, Flávia Brocchettode Negri, Andreia Silvade Lima, Itaise Moretti2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1837TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1837/1549info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-25T20:50:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1837Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-08-25T20:50:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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A literatura infantil tem estado presente, mesmo que com um número restrito de exemplares, nas escolas públicas brasileiras a partir de programas de leitura do governo brasileiro, em especial do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Partindo desse pressuposto, o projeto de pesquisa “Desafios e acolhimentos da literatura infantil: a mediação de leitura literária” visa a refletir sobre articulações entre educação, cultura, linguagem e práticas leitoras, analisando obras literárias pertencentes a acervos do referido Programa, a fim de contribuir para a implementação de ações mediadoras qualificadas para a leitura de tal acervo, especialmente no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita. No âmbito dessa investigação, focalizamos a literatura infantil como um produto cultural com o qual a criança tem o direito de interagir. Nesta comunicação, defendemos que, para alfabetizar letrando, a literatura é um material que deve estar presente no cotidiano da escola, mais especificamente das práticas de sala de aula. Assim, algumas obras de literatura infantil são objeto de reflexão, a fim de discutirmos a proposta inerente às mesmas e, ainda, as potencialidades para alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. |
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