Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437 |
Resumo: | O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil, buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica de Maria Montessori (1870-1952). Trata-se de lançar um olhar à formação pedagógica como um meio de se fazer pesquisa nos contextos educativos da primeira infância, o que significa dizer que ganha valor a Pedagogia Científica. Afinal de contas, é a formação científica oferecida aos educadores que demonstra as intencionalidades da ação pedagógica e os elos entre os princípios científicos e as práticas pedagógicas. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científica desde a Educação Infantil. |
id |
ULBRA-1_71f5e6e33edd77a074234591fbb2e55a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5437 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação InfantilO artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil, buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica de Maria Montessori (1870-1952). Trata-se de lançar um olhar à formação pedagógica como um meio de se fazer pesquisa nos contextos educativos da primeira infância, o que significa dizer que ganha valor a Pedagogia Científica. Afinal de contas, é a formação científica oferecida aos educadores que demonstra as intencionalidades da ação pedagógica e os elos entre os princípios científicos e as práticas pedagógicas. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científica desde a Educação Infantil.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e FAPERGSPugens, Natália de BorbaConte, ElaineHabowski, Adilson Cristiano2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/543710.17648/textura-2358-0801-v22n51-5437TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437/3806Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5437Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
title |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
spellingShingle |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil Pugens, Natália de Borba |
title_short |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
title_full |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
title_fullStr |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
title_sort |
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil |
author |
Pugens, Natália de Borba |
author_facet |
Pugens, Natália de Borba Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq e FAPERGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pugens, Natália de Borba Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
description |
O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil, buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica de Maria Montessori (1870-1952). Trata-se de lançar um olhar à formação pedagógica como um meio de se fazer pesquisa nos contextos educativos da primeira infância, o que significa dizer que ganha valor a Pedagogia Científica. Afinal de contas, é a formação científica oferecida aos educadores que demonstra as intencionalidades da ação pedagógica e os elos entre os princípios científicos e as práticas pedagógicas. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científica desde a Educação Infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5437 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437/3806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-v22n51 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082232463360 |