O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francianne Farias dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Dorimar Gomes, Santos, João Otacilio Libardoni dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891
Resumo: No contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes.
id UESB-7_6160fdf09fbc1e4b6d1bca9e1a43ce40
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13891
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiênciaEl profesor de educación física y los obstáculos em la escolarización de estudiantes com discapacidadThe physical education teacher and the obstacles to the schoolig of students with disabilitieseducação físicainclusãoaluno com deficiênciaeducación físicainclusiónestudiante con discapacidadesphysical educationinclusionstudent with disabilityNo contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes.En el contexto escolar, la inclusión en las clases de Educación Física (EF) debe ofrecer al estudiante la oportunidad de asistir y tener una educación de calidad que satisfaga sus necesidades. Así, el presente estudio tuvo como objetivo: investigar cómo ocurre el proceso de inclusión de estudiantes con discapacidad en las clases de educación física en la ciudad de Manaus, desde la perspectiva de los docentes. La investigación se caracteriza por ser descriptiva con enfoque cualitativo y fue realizada en 2 (dos) escuelas municipales de Manaos, en las que fueron entrevistados 3 (tres) profesores de Educación Física. Para la recolección de datos se aplicó una guía de entrevista semiestructurada y los hallazgos se sometieron a la Técnica de Análisis de Contenido. Las categorías de análisis fueron preestablecidas a partir del guión de la entrevista. Los resultados se discuten en las categorías: Formación y Participación estudiantil. Los resultados indican que a pesar de avances significativos en materia de derechos a la educación de las personas con discapacidad, aún es posible identificar actitudes que revelan una exclusión oculta, en la que los profesionales definen “si” o “quién” participará o no en sus actividades. utilizando sus propios criterios. En el contexto de Manaos, faltaban profesionales de EF trabajando en las escuelas los estudiantes.In the school context, inclusion in Physical Education (PE) classes should offer the student the opportunity to attend and have quality education, meeting their needs. Thus, the present study aimed to: investigate how the process of inclusion of students with disabilities in PE classes in the city of Manaus takes place, from the perspective of teachers. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach and was carried out in 2 (two) municipal schools in Manaus, where 3 (three) Physical Education teachers were interviewed. For data collection, a semi-structured interview guide was applied and the findings were submitted to the Content Analysis Technique. The categories for analysis were pre-established from the interview script. The results are discussed in the categories: Training and Student participation.We realized that despite the significant advances in the core of education rights for people with disabilities, it is still possible to identify attitudes that reveal a hidden exclusion, in which professionals define “if” or “who” will participate or not in their classes using its own criteria. In the manauara context, there was a lack of PE professionals working in schools. In addition to PE teachers' attitudes and decision-making, it is understood that the school is a democratic space, in constant evolution that requires teamwork and a macro organizational restructuring aimed at learning, participation and access of all students.Edições UESB2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1389110.22481/praxisedu.v20i51.13891Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13891Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13891Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e138912178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891/8481Copyright (c) 2024 Práxis Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francianne Farias dosFerreira, Dorimar GomesSantos, João Otacilio Libardoni dos2024-02-23T19:17:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13891Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2024-02-23T19:17:05Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
El profesor de educación física y los obstáculos em la escolarización de estudiantes com discapacidad
The physical education teacher and the obstacles to the schoolig of students with disabilities
title O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
spellingShingle O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
Santos, Francianne Farias dos
educação física
inclusão
aluno com deficiência
educación física
inclusión
estudiante con discapacidades
physical education
inclusion
student with disability
title_short O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
title_full O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
title_fullStr O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
title_full_unstemmed O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
title_sort O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
author Santos, Francianne Farias dos
author_facet Santos, Francianne Farias dos
Ferreira, Dorimar Gomes
Santos, João Otacilio Libardoni dos
author_role author
author2 Ferreira, Dorimar Gomes
Santos, João Otacilio Libardoni dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francianne Farias dos
Ferreira, Dorimar Gomes
Santos, João Otacilio Libardoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
inclusão
aluno com deficiência
educación física
inclusión
estudiante con discapacidades
physical education
inclusion
student with disability
topic educação física
inclusão
aluno com deficiência
educación física
inclusión
estudiante con discapacidades
physical education
inclusion
student with disability
description No contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891
10.22481/praxisedu.v20i51.13891
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v20i51.13891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891/8481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13891
Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13891
Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e13891
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813680771072