O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891 |
Resumo: | No contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes. |
id |
UESB-7_6160fdf09fbc1e4b6d1bca9e1a43ce40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13891 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiênciaEl profesor de educación física y los obstáculos em la escolarización de estudiantes com discapacidadThe physical education teacher and the obstacles to the schoolig of students with disabilitieseducação físicainclusãoaluno com deficiênciaeducación físicainclusiónestudiante con discapacidadesphysical educationinclusionstudent with disabilityNo contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes.En el contexto escolar, la inclusión en las clases de Educación Física (EF) debe ofrecer al estudiante la oportunidad de asistir y tener una educación de calidad que satisfaga sus necesidades. Así, el presente estudio tuvo como objetivo: investigar cómo ocurre el proceso de inclusión de estudiantes con discapacidad en las clases de educación física en la ciudad de Manaus, desde la perspectiva de los docentes. La investigación se caracteriza por ser descriptiva con enfoque cualitativo y fue realizada en 2 (dos) escuelas municipales de Manaos, en las que fueron entrevistados 3 (tres) profesores de Educación Física. Para la recolección de datos se aplicó una guía de entrevista semiestructurada y los hallazgos se sometieron a la Técnica de Análisis de Contenido. Las categorías de análisis fueron preestablecidas a partir del guión de la entrevista. Los resultados se discuten en las categorías: Formación y Participación estudiantil. Los resultados indican que a pesar de avances significativos en materia de derechos a la educación de las personas con discapacidad, aún es posible identificar actitudes que revelan una exclusión oculta, en la que los profesionales definen “si” o “quién” participará o no en sus actividades. utilizando sus propios criterios. En el contexto de Manaos, faltaban profesionales de EF trabajando en las escuelas los estudiantes.In the school context, inclusion in Physical Education (PE) classes should offer the student the opportunity to attend and have quality education, meeting their needs. Thus, the present study aimed to: investigate how the process of inclusion of students with disabilities in PE classes in the city of Manaus takes place, from the perspective of teachers. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach and was carried out in 2 (two) municipal schools in Manaus, where 3 (three) Physical Education teachers were interviewed. For data collection, a semi-structured interview guide was applied and the findings were submitted to the Content Analysis Technique. The categories for analysis were pre-established from the interview script. The results are discussed in the categories: Training and Student participation.We realized that despite the significant advances in the core of education rights for people with disabilities, it is still possible to identify attitudes that reveal a hidden exclusion, in which professionals define “if” or “who” will participate or not in their classes using its own criteria. In the manauara context, there was a lack of PE professionals working in schools. In addition to PE teachers' attitudes and decision-making, it is understood that the school is a democratic space, in constant evolution that requires teamwork and a macro organizational restructuring aimed at learning, participation and access of all students.Edições UESB2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1389110.22481/praxisedu.v20i51.13891Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13891Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13891Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e138912178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891/8481Copyright (c) 2024 Práxis Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francianne Farias dosFerreira, Dorimar GomesSantos, João Otacilio Libardoni dos2024-02-23T19:17:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13891Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2024-02-23T19:17:05Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência El profesor de educación física y los obstáculos em la escolarización de estudiantes com discapacidad The physical education teacher and the obstacles to the schoolig of students with disabilities |
title |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência |
spellingShingle |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência Santos, Francianne Farias dos educação física inclusão aluno com deficiência educación física inclusión estudiante con discapacidades physical education inclusion student with disability |
title_short |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência |
title_full |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência |
title_fullStr |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência |
title_full_unstemmed |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência |
title_sort |
O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência |
author |
Santos, Francianne Farias dos |
author_facet |
Santos, Francianne Farias dos Ferreira, Dorimar Gomes Santos, João Otacilio Libardoni dos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Dorimar Gomes Santos, João Otacilio Libardoni dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francianne Farias dos Ferreira, Dorimar Gomes Santos, João Otacilio Libardoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física inclusão aluno com deficiência educación física inclusión estudiante con discapacidades physical education inclusion student with disability |
topic |
educação física inclusão aluno com deficiência educación física inclusión estudiante con discapacidades physical education inclusion student with disability |
description |
No contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891 10.22481/praxisedu.v20i51.13891 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v20i51.13891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891/8481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13891 Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13891 Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e13891 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813680771072 |