"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873 |
Resumo: | O autismo vem sendo estudado, na atualidade, por diferentes campos de saber. Longe de certa coesão compreensiva, seu quadro clínico é tomado enquanto multifatorial. No que tange aos processos de inclusão de ditos alunos, sua efetivação ainda está por ser construída. Neste artigo, objetivamos investigar a percepção dos professores acerca da inclusão de crianças e adolescentes com autismos de uma escola pública da Rede Regular de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa, contando com a participação de dez docentes, utilizando-se de dois instrumentos centrais para a produção de dados: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para ambivalências inerentes ao processo, situando as potências e limitações vislumbradas no território escolar. Entre apostas e desconhecimentos, os participantes situam a precariedade formativa e o baixo efetivo de docentes como limitadores para uma educação dita inclusiva. |
id |
ULBRA-1_8a5183b420f35105864c8d19700d0208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7873 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOSO autismo vem sendo estudado, na atualidade, por diferentes campos de saber. Longe de certa coesão compreensiva, seu quadro clínico é tomado enquanto multifatorial. No que tange aos processos de inclusão de ditos alunos, sua efetivação ainda está por ser construída. Neste artigo, objetivamos investigar a percepção dos professores acerca da inclusão de crianças e adolescentes com autismos de uma escola pública da Rede Regular de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa, contando com a participação de dez docentes, utilizando-se de dois instrumentos centrais para a produção de dados: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para ambivalências inerentes ao processo, situando as potências e limitações vislumbradas no território escolar. Entre apostas e desconhecimentos, os participantes situam a precariedade formativa e o baixo efetivo de docentes como limitadores para uma educação dita inclusiva. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Código de Financiamento 001Gomes da Silva, WilianGroff Vivian, AlineGuirland Vieira, André2024-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/787310.4322/2358-0801.2024.26.66.09TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873/4963http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1901http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1996Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T11:20:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7873Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-05-15T11:20:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
title |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
spellingShingle |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS Gomes da Silva, Wilian |
title_short |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
title_full |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
title_fullStr |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
title_full_unstemmed |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
title_sort |
"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS |
author |
Gomes da Silva, Wilian |
author_facet |
Gomes da Silva, Wilian Groff Vivian, Aline Guirland Vieira, André |
author_role |
author |
author2 |
Groff Vivian, Aline Guirland Vieira, André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Código de Financiamento 001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Wilian Groff Vivian, Aline Guirland Vieira, André |
description |
O autismo vem sendo estudado, na atualidade, por diferentes campos de saber. Longe de certa coesão compreensiva, seu quadro clínico é tomado enquanto multifatorial. No que tange aos processos de inclusão de ditos alunos, sua efetivação ainda está por ser construída. Neste artigo, objetivamos investigar a percepção dos professores acerca da inclusão de crianças e adolescentes com autismos de uma escola pública da Rede Regular de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa, contando com a participação de dez docentes, utilizando-se de dois instrumentos centrais para a produção de dados: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para ambivalências inerentes ao processo, situando as potências e limitações vislumbradas no território escolar. Entre apostas e desconhecimentos, os participantes situam a precariedade formativa e o baixo efetivo de docentes como limitadores para uma educação dita inclusiva. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873 10.4322/2358-0801.2024.26.66.09 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2024.26.66.09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873/4963 http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1901 http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081400942592 |