"A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Wilian
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Groff Vivian, Aline, Guirland Vieira, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873
Resumo: O autismo vem sendo estudado, na atualidade, por diferentes campos de saber. Longe de certa coesão compreensiva, seu quadro clínico é tomado enquanto multifatorial. No que tange aos processos de inclusão de ditos alunos, sua efetivação ainda está por ser construída. Neste artigo, objetivamos investigar a percepção dos professores acerca da inclusão de crianças e adolescentes com autismos de uma escola pública da Rede Regular de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa, contando com a participação de dez docentes, utilizando-se de dois instrumentos centrais para a produção de dados: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para ambivalências inerentes ao processo, situando as potências e limitações vislumbradas no território escolar. Entre apostas e desconhecimentos, os participantes situam a precariedade formativa e o baixo efetivo de docentes como limitadores para uma educação dita inclusiva.
id ULBRA-1_8a5183b420f35105864c8d19700d0208
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7873
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOSO autismo vem sendo estudado, na atualidade, por diferentes campos de saber. Longe de certa coesão compreensiva, seu quadro clínico é tomado enquanto multifatorial. No que tange aos processos de inclusão de ditos alunos, sua efetivação ainda está por ser construída. Neste artigo, objetivamos investigar a percepção dos professores acerca da inclusão de crianças e adolescentes com autismos de uma escola pública da Rede Regular de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa, contando com a participação de dez docentes, utilizando-se de dois instrumentos centrais para a produção de dados: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para ambivalências inerentes ao processo, situando as potências e limitações vislumbradas no território escolar. Entre apostas e desconhecimentos, os participantes situam a precariedade formativa e o baixo efetivo de docentes como limitadores para uma educação dita inclusiva. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Código de Financiamento 001Gomes da Silva, WilianGroff Vivian, AlineGuirland Vieira, André2024-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/787310.4322/2358-0801.2024.26.66.09TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873/4963http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1901http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1996Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T11:20:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7873Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-05-15T11:20:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
title "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
spellingShingle "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
Gomes da Silva, Wilian
title_short "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
title_full "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
title_fullStr "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
title_full_unstemmed "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
title_sort "A INCLUSÃO AINDA É BASTANTE DELICADA": PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS
author Gomes da Silva, Wilian
author_facet Gomes da Silva, Wilian
Groff Vivian, Aline
Guirland Vieira, André
author_role author
author2 Groff Vivian, Aline
Guirland Vieira, André
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Código de Financiamento 001
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Wilian
Groff Vivian, Aline
Guirland Vieira, André
description O autismo vem sendo estudado, na atualidade, por diferentes campos de saber. Longe de certa coesão compreensiva, seu quadro clínico é tomado enquanto multifatorial. No que tange aos processos de inclusão de ditos alunos, sua efetivação ainda está por ser construída. Neste artigo, objetivamos investigar a percepção dos professores acerca da inclusão de crianças e adolescentes com autismos de uma escola pública da Rede Regular de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa, contando com a participação de dez docentes, utilizando-se de dois instrumentos centrais para a produção de dados: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para ambivalências inerentes ao processo, situando as potências e limitações vislumbradas no território escolar. Entre apostas e desconhecimentos, os participantes situam a precariedade formativa e o baixo efetivo de docentes como limitadores para uma educação dita inclusiva.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873
10.4322/2358-0801.2024.26.66.09
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2024.26.66.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7873/4963
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1901
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7873/1996
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081400942592