Literaturas minorizadas no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoerlle, Maira Iana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: do Carmo, Marilda Aguiar, Dal Cortivo, Raquel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5661
Resumo: A proposta deste artigo é estimular a reflexão quanto às literaturas a serem utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, objetivando à formação do cidadão integral. Assim, tendo em vista que as literaturas a serem abordadas em classe são predominantemente obras canônicas, o presente artigo propõe a inserção de literaturas consideradas minorizadas, devido a suas ricas contribuições quanto ao objetivo de formação do sujeito estudante em um cidadão crítico e inserido na sociedade a qual pertence. Conclui-se, nesta ocasião, que agregar às aulas de Língua Portuguesa tais literaturas é uma forma de desarticular os discursos dominantes e dar espaço aos discursos silenciados.
id ULBRA-1_8abeffa2fe2ea25e160d8c3d88c2b419
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5661
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Literaturas minorizadas no contexto escolarA proposta deste artigo é estimular a reflexão quanto às literaturas a serem utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, objetivando à formação do cidadão integral. Assim, tendo em vista que as literaturas a serem abordadas em classe são predominantemente obras canônicas, o presente artigo propõe a inserção de literaturas consideradas minorizadas, devido a suas ricas contribuições quanto ao objetivo de formação do sujeito estudante em um cidadão crítico e inserido na sociedade a qual pertence. Conclui-se, nesta ocasião, que agregar às aulas de Língua Portuguesa tais literaturas é uma forma de desarticular os discursos dominantes e dar espaço aos discursos silenciados.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Hoerlle, Maira Ianado Carmo, Marilda AguiarDal Cortivo, Raquel Aparecida2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/566110.29327/227811.23.53-5TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)2358-08011518-491910.29327/227811.23.53reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5661/3958Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T14:31:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5661Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-03-04T14:31:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Literaturas minorizadas no contexto escolar
title Literaturas minorizadas no contexto escolar
spellingShingle Literaturas minorizadas no contexto escolar
Hoerlle, Maira Iana
title_short Literaturas minorizadas no contexto escolar
title_full Literaturas minorizadas no contexto escolar
title_fullStr Literaturas minorizadas no contexto escolar
title_full_unstemmed Literaturas minorizadas no contexto escolar
title_sort Literaturas minorizadas no contexto escolar
author Hoerlle, Maira Iana
author_facet Hoerlle, Maira Iana
do Carmo, Marilda Aguiar
Dal Cortivo, Raquel Aparecida
author_role author
author2 do Carmo, Marilda Aguiar
Dal Cortivo, Raquel Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoerlle, Maira Iana
do Carmo, Marilda Aguiar
Dal Cortivo, Raquel Aparecida
description A proposta deste artigo é estimular a reflexão quanto às literaturas a serem utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, objetivando à formação do cidadão integral. Assim, tendo em vista que as literaturas a serem abordadas em classe são predominantemente obras canônicas, o presente artigo propõe a inserção de literaturas consideradas minorizadas, devido a suas ricas contribuições quanto ao objetivo de formação do sujeito estudante em um cidadão crítico e inserido na sociedade a qual pertence. Conclui-se, nesta ocasião, que agregar às aulas de Língua Portuguesa tais literaturas é uma forma de desarticular os discursos dominantes e dar espaço aos discursos silenciados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5661
10.29327/227811.23.53-5
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5661
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.53-5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5661/3958
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.53
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083516968960