Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filha, Constantina Xavier
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245
Resumo: Há anos a criança é objeto de pesquisa, tendo seu corpo e atitude esquadrinhados, medidos, avaliados, milimetricamente interpretados, a partir de perspectivas adultocêntricas. Nas últimas décadas, houve uma profusão de estudos que passaram a pensá-la como sujeito social, cultural e de direito; com isso, sua voz começou a ser ouvida e significada de outras formas. O presente texto tem por objetivo refletir sobre as mais recentes investigações sobre crianças, realizadas em pesquisas participantes. Nelas, as vozes das crianças foram ouvidas. Produziram-se coletivamente ideias, livros para a infância e filmes de animação. As discussões teóricas basearam-se em Estudos Culturais, de Gênero, com base em pressupostos foucaultianos.
id ULBRA-1_8ea792b4fcfd22f76222d4edace01f82
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1245
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com criançasHá anos a criança é objeto de pesquisa, tendo seu corpo e atitude esquadrinhados, medidos, avaliados, milimetricamente interpretados, a partir de perspectivas adultocêntricas. Nas últimas décadas, houve uma profusão de estudos que passaram a pensá-la como sujeito social, cultural e de direito; com isso, sua voz começou a ser ouvida e significada de outras formas. O presente texto tem por objetivo refletir sobre as mais recentes investigações sobre crianças, realizadas em pesquisas participantes. Nelas, as vozes das crianças foram ouvidas. Produziram-se coletivamente ideias, livros para a infância e filmes de animação. As discussões teóricas basearam-se em Estudos Culturais, de Gênero, com base em pressupostos foucaultianos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Filha, Constantina Xavier2014-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245/934info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-13T15:14:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1245Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-11-13T15:14:31Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
title Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
spellingShingle Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
Filha, Constantina Xavier
title_short Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
title_full Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
title_fullStr Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
title_full_unstemmed Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
title_sort Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
author Filha, Constantina Xavier
author_facet Filha, Constantina Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Filha, Constantina Xavier
description Há anos a criança é objeto de pesquisa, tendo seu corpo e atitude esquadrinhados, medidos, avaliados, milimetricamente interpretados, a partir de perspectivas adultocêntricas. Nas últimas décadas, houve uma profusão de estudos que passaram a pensá-la como sujeito social, cultural e de direito; com isso, sua voz começou a ser ouvida e significada de outras formas. O presente texto tem por objetivo refletir sobre as mais recentes investigações sobre crianças, realizadas em pesquisas participantes. Nelas, as vozes das crianças foram ouvidas. Produziram-se coletivamente ideias, livros para a infância e filmes de animação. As discussões teóricas basearam-se em Estudos Culturais, de Gênero, com base em pressupostos foucaultianos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245/934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082851123200