Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245 |
Resumo: | Há anos a criança é objeto de pesquisa, tendo seu corpo e atitude esquadrinhados, medidos, avaliados, milimetricamente interpretados, a partir de perspectivas adultocêntricas. Nas últimas décadas, houve uma profusão de estudos que passaram a pensá-la como sujeito social, cultural e de direito; com isso, sua voz começou a ser ouvida e significada de outras formas. O presente texto tem por objetivo refletir sobre as mais recentes investigações sobre crianças, realizadas em pesquisas participantes. Nelas, as vozes das crianças foram ouvidas. Produziram-se coletivamente ideias, livros para a infância e filmes de animação. As discussões teóricas basearam-se em Estudos Culturais, de Gênero, com base em pressupostos foucaultianos. |
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Ver e ‘desver’ o mundo em pesquisas com criançasHá anos a criança é objeto de pesquisa, tendo seu corpo e atitude esquadrinhados, medidos, avaliados, milimetricamente interpretados, a partir de perspectivas adultocêntricas. Nas últimas décadas, houve uma profusão de estudos que passaram a pensá-la como sujeito social, cultural e de direito; com isso, sua voz começou a ser ouvida e significada de outras formas. O presente texto tem por objetivo refletir sobre as mais recentes investigações sobre crianças, realizadas em pesquisas participantes. Nelas, as vozes das crianças foram ouvidas. Produziram-se coletivamente ideias, livros para a infância e filmes de animação. As discussões teóricas basearam-se em Estudos Culturais, de Gênero, com base em pressupostos foucaultianos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Filha, Constantina Xavier2014-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 32 (2014): Dossiê: Infâncias e Culturas Infantis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1245/934info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-13T15:14:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1245Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-11-13T15:14:31Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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