Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Damasceno, Allan Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2083
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar o movimento inclusivo que fundamenta/legitima a inclusão escolar de estudantes público-alvo da modalidade de Educação Especial. A concepção metodológica desta pesquisa se fundamenta na indissociabilidade entre teoria e método posta na Teoria Crítica da educação. Na contemporaneidade da educação brasileira vivemos um momento onde diversos dispositivos legais garantem a inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial em escolas e classes regulares. Destacamos que todos os estudantes devem aprender juntos, na perspectiva de construção de processos de ensino e aprendizagem que se voltem para as diferentes demandas dos estudantes.
id ULBRA-1_93219424c25e1f4d1a91f61405427413
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2083
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria CríticaEste artigo tem como objetivo problematizar o movimento inclusivo que fundamenta/legitima a inclusão escolar de estudantes público-alvo da modalidade de Educação Especial. A concepção metodológica desta pesquisa se fundamenta na indissociabilidade entre teoria e método posta na Teoria Crítica da educação. Na contemporaneidade da educação brasileira vivemos um momento onde diversos dispositivos legais garantem a inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial em escolas e classes regulares. Destacamos que todos os estudantes devem aprender juntos, na perspectiva de construção de processos de ensino e aprendizagem que se voltem para as diferentes demandas dos estudantes. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Andrade, Patrícia Ferreira deDamasceno, Allan Rocha2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/208310.17648/textura-2358-0801-19-39-2083TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 39 (2017): Dossiê: Literatura e Meio Ambiente2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-19-39reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2083/2038Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-07T13:11:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2083Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-07-07T13:11:47Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
title Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
spellingShingle Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
Andrade, Patrícia Ferreira de
title_short Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
title_full Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
title_fullStr Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
title_sort Políticas públicas de educação inclusiva: reflexões acerca da educação e da sociedade à luz da Teoria Crítica
author Andrade, Patrícia Ferreira de
author_facet Andrade, Patrícia Ferreira de
Damasceno, Allan Rocha
author_role author
author2 Damasceno, Allan Rocha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Patrícia Ferreira de
Damasceno, Allan Rocha
description Este artigo tem como objetivo problematizar o movimento inclusivo que fundamenta/legitima a inclusão escolar de estudantes público-alvo da modalidade de Educação Especial. A concepção metodológica desta pesquisa se fundamenta na indissociabilidade entre teoria e método posta na Teoria Crítica da educação. Na contemporaneidade da educação brasileira vivemos um momento onde diversos dispositivos legais garantem a inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial em escolas e classes regulares. Destacamos que todos os estudantes devem aprender juntos, na perspectiva de construção de processos de ensino e aprendizagem que se voltem para as diferentes demandas dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2083
10.17648/textura-2358-0801-19-39-2083
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2083
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-19-39-2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2083/2038
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 39 (2017): Dossiê: Literatura e Meio Ambiente
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-19-39
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082802888704