O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Elaine
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Fernanda Roth da, Avelino Filha, Bernadeth Vital
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778
Resumo: O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional.
id ULBRA-1_96d307029c5f65fb13af67c3f51c040d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6778
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicosO estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)FAPERGS - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO (PqG)Conte, ElaineCosta, Fernanda Roth daAvelino Filha, Bernadeth Vital2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/677810.29327/227811.24.57-8TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 57 (2022)2358-08011518-491910.29327/227811.24.57reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778/4305Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-31T20:02:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6778Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-01-31T20:02:25Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
title O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
spellingShingle O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
Conte, Elaine
title_short O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
title_full O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
title_fullStr O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
title_full_unstemmed O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
title_sort O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
author Conte, Elaine
author_facet Conte, Elaine
Costa, Fernanda Roth da
Avelino Filha, Bernadeth Vital
author_role author
author2 Costa, Fernanda Roth da
Avelino Filha, Bernadeth Vital
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERGS - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO (PqG)
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Elaine
Costa, Fernanda Roth da
Avelino Filha, Bernadeth Vital
description O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778
10.29327/227811.24.57-8
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.57-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778/4305
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 57 (2022)
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.57
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083534794752