PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Elaine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Habowski, Adilson Cristiano, Rios, Míriam Benites
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874
Resumo: O estudo apresenta perspectivas formativas e culturais da Pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagens, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, a ideia é de promover a reinvenção de debates críticos sobre o universo das tecnologias de interação humana, como forma de pensar a Pedagogia social, na dimensão do que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências de mundo. Contudo, tecemos uma aproximação com as linguagens tecnológicas no sentido de exercitar a participação crítica na vida democrática e à liberdade cooperativa. Concluímos que a Pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência social, tecida em rede de relações sociais no mundo criadora, de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos.
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