PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874 |
Resumo: | O estudo apresenta perspectivas formativas e culturais da Pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagens, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, a ideia é de promover a reinvenção de debates críticos sobre o universo das tecnologias de interação humana, como forma de pensar a Pedagogia social, na dimensão do que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências de mundo. Contudo, tecemos uma aproximação com as linguagens tecnológicas no sentido de exercitar a participação crítica na vida democrática e à liberdade cooperativa. Concluímos que a Pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência social, tecida em rede de relações sociais no mundo criadora, de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos. |
id |
UNIT-2_187805f801a89b4764a8a2e1dedb265f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7874 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇASPedagogia social. Linguagens tecnológicas. Inclusão social.O estudo apresenta perspectivas formativas e culturais da Pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagens, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, a ideia é de promover a reinvenção de debates críticos sobre o universo das tecnologias de interação humana, como forma de pensar a Pedagogia social, na dimensão do que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências de mundo. Contudo, tecemos uma aproximação com as linguagens tecnológicas no sentido de exercitar a participação crítica na vida democrática e à liberdade cooperativa. Concluímos que a Pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência social, tecida em rede de relações sociais no mundo criadora, de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos.Editora Universitária Tiradentes2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/787410.17564/2316-3828.2020v9n3p107-122EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 107-1222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874/4103Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConte, ElaineHabowski, Adilson CristianoRios, Míriam Benites2020-11-18T19:42:14Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7874Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.408188Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
title |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
spellingShingle |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS Conte, Elaine Pedagogia social. Linguagens tecnológicas. Inclusão social. |
title_short |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
title_full |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
title_fullStr |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
title_sort |
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS |
author |
Conte, Elaine |
author_facet |
Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Rios, Míriam Benites |
author_role |
author |
author2 |
Habowski, Adilson Cristiano Rios, Míriam Benites |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Rios, Míriam Benites |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia social. Linguagens tecnológicas. Inclusão social. |
topic |
Pedagogia social. Linguagens tecnológicas. Inclusão social. |
description |
O estudo apresenta perspectivas formativas e culturais da Pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagens, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, a ideia é de promover a reinvenção de debates críticos sobre o universo das tecnologias de interação humana, como forma de pensar a Pedagogia social, na dimensão do que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências de mundo. Contudo, tecemos uma aproximação com as linguagens tecnológicas no sentido de exercitar a participação crítica na vida democrática e à liberdade cooperativa. Concluímos que a Pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência social, tecida em rede de relações sociais no mundo criadora, de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874 10.17564/2316-3828.2020v9n3p107-122 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n3p107-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874/4103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 107-122 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614789693440 |