A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908 |
Resumo: | As metodologias ativas de aprendizagem se inter-relacionam com paradigmas de educação construtivistas e as circunstâncias atuais da sociedade e da cultura digital, em que os indivíduos criam e compartilham conteúdos, ressignificando o que já existe. A partir disso, se apresenta um experimento de ensino, com a proposta de subsidiar a formação de alunos de Letras para o desenvolvimento de habilidades ligadas à multimodalidade, à apropriação crítica da linguagem audiovisual e comunicação transmídia, essas também tidas como estratégias de ensino e aprendizagem. Percebe-se um envolvimento significativo dos estudantes ao adaptar obras de literatura com a apropriação crítica de linguagens não verbais, de forma colaborativa e cooperativa. |
id |
ULBRA-1_9e7281cb5e9d1dee4363caa352641196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5908 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativaAs metodologias ativas de aprendizagem se inter-relacionam com paradigmas de educação construtivistas e as circunstâncias atuais da sociedade e da cultura digital, em que os indivíduos criam e compartilham conteúdos, ressignificando o que já existe. A partir disso, se apresenta um experimento de ensino, com a proposta de subsidiar a formação de alunos de Letras para o desenvolvimento de habilidades ligadas à multimodalidade, à apropriação crítica da linguagem audiovisual e comunicação transmídia, essas também tidas como estratégias de ensino e aprendizagem. Percebe-se um envolvimento significativo dos estudantes ao adaptar obras de literatura com a apropriação crítica de linguagens não verbais, de forma colaborativa e cooperativa.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CapesCerigatto, Mariana Pícaro2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/590810.29327/227811.23.54-19TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens2358-08011518-491910.29327/227811.23.54reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908/4073Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T21:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5908Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-05-07T21:23:14Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
title |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
spellingShingle |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa Cerigatto, Mariana Pícaro |
title_short |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
title_full |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
title_fullStr |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
title_full_unstemmed |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
title_sort |
A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa |
author |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
author_facet |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
description |
As metodologias ativas de aprendizagem se inter-relacionam com paradigmas de educação construtivistas e as circunstâncias atuais da sociedade e da cultura digital, em que os indivíduos criam e compartilham conteúdos, ressignificando o que já existe. A partir disso, se apresenta um experimento de ensino, com a proposta de subsidiar a formação de alunos de Letras para o desenvolvimento de habilidades ligadas à multimodalidade, à apropriação crítica da linguagem audiovisual e comunicação transmídia, essas também tidas como estratégias de ensino e aprendizagem. Percebe-se um envolvimento significativo dos estudantes ao adaptar obras de literatura com a apropriação crítica de linguagens não verbais, de forma colaborativa e cooperativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908 10.29327/227811.23.54-19 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.23.54-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908/4073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.23.54 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1816339957514502144 |