A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerigatto, Mariana Pícaro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908
Resumo: As metodologias ativas de aprendizagem se inter-relacionam com paradigmas de educação construtivistas e as circunstâncias atuais da sociedade e da cultura digital, em que os indivíduos criam e compartilham conteúdos, ressignificando o que já existe. A partir disso, se apresenta um experimento de ensino, com a proposta de subsidiar a formação de alunos de Letras  para o desenvolvimento de habilidades ligadas à multimodalidade, à apropriação crítica da linguagem audiovisual e comunicação transmídia, essas também tidas como estratégias de ensino e aprendizagem. Percebe-se um envolvimento significativo dos estudantes ao adaptar obras de literatura com a apropriação crítica de linguagens não verbais, de forma colaborativa e cooperativa.
id ULBRA-1_9e7281cb5e9d1dee4363caa352641196
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5908
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativaAs metodologias ativas de aprendizagem se inter-relacionam com paradigmas de educação construtivistas e as circunstâncias atuais da sociedade e da cultura digital, em que os indivíduos criam e compartilham conteúdos, ressignificando o que já existe. A partir disso, se apresenta um experimento de ensino, com a proposta de subsidiar a formação de alunos de Letras  para o desenvolvimento de habilidades ligadas à multimodalidade, à apropriação crítica da linguagem audiovisual e comunicação transmídia, essas também tidas como estratégias de ensino e aprendizagem. Percebe-se um envolvimento significativo dos estudantes ao adaptar obras de literatura com a apropriação crítica de linguagens não verbais, de forma colaborativa e cooperativa.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CapesCerigatto, Mariana Pícaro2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/590810.29327/227811.23.54-19TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens2358-08011518-491910.29327/227811.23.54reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908/4073Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T21:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5908Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-05-07T21:23:14Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
title A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
spellingShingle A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
Cerigatto, Mariana Pícaro
title_short A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
title_full A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
title_fullStr A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
title_full_unstemmed A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
title_sort A multimodalidade e a transmídia no ensino superior como estratégias de aprendizagem ativa
author Cerigatto, Mariana Pícaro
author_facet Cerigatto, Mariana Pícaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerigatto, Mariana Pícaro
description As metodologias ativas de aprendizagem se inter-relacionam com paradigmas de educação construtivistas e as circunstâncias atuais da sociedade e da cultura digital, em que os indivíduos criam e compartilham conteúdos, ressignificando o que já existe. A partir disso, se apresenta um experimento de ensino, com a proposta de subsidiar a formação de alunos de Letras  para o desenvolvimento de habilidades ligadas à multimodalidade, à apropriação crítica da linguagem audiovisual e comunicação transmídia, essas também tidas como estratégias de ensino e aprendizagem. Percebe-se um envolvimento significativo dos estudantes ao adaptar obras de literatura com a apropriação crítica de linguagens não verbais, de forma colaborativa e cooperativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908
10.29327/227811.23.54-19
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.54-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5908/4073
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.54
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1816339957514502144