Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Almerinda de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Cátia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5164
Resumo: O artigo surgiu com o objetivo de propor uma reflexão acerca das políticas públicas e como a educação desperta olhares quando analisada sob o viés das escolas públicas em um contexto de carências e adversidades. A temática busca agregar ao debate o desafio da gestão democrática em uma perspectiva participativa, emancipatória e inclusiva para as escolas públicas no cenário amazônico. A fim de atingir o objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfica com uma análise documental na Legislação Brasileira e local, fortalecendo o aporte teórico com o auxílio do conhecimento de autores como Mészarós (2005); Gadotti (2006); ), Matos (2014); entre outros. Contudo que este estudo possa contribuir para o engajamento de novos pesquisadores.
id ULBRA-1_a293e63abcf5b08b83afc61c5f381047
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5164
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônicoO artigo surgiu com o objetivo de propor uma reflexão acerca das políticas públicas e como a educação desperta olhares quando analisada sob o viés das escolas públicas em um contexto de carências e adversidades. A temática busca agregar ao debate o desafio da gestão democrática em uma perspectiva participativa, emancipatória e inclusiva para as escolas públicas no cenário amazônico. A fim de atingir o objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfica com uma análise documental na Legislação Brasileira e local, fortalecendo o aporte teórico com o auxílio do conhecimento de autores como Mészarós (2005); Gadotti (2006); ), Matos (2014); entre outros. Contudo que este estudo possa contribuir para o engajamento de novos pesquisadores.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)APOIO - FAPEAMMatos, Almerinda de SouzaLemos, Cátia de2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/516410.17648/textura-2358-0801-v22n51-5164TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5164/3783Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5164Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
title Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
spellingShingle Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
Matos, Almerinda de Souza
title_short Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
title_full Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
title_fullStr Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
title_full_unstemmed Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
title_sort Políticas públicas de inclusão: a democracia como um desafio para as escolas públicas no cenário amazônico
author Matos, Almerinda de Souza
author_facet Matos, Almerinda de Souza
Lemos, Cátia de
author_role author
author2 Lemos, Cátia de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv APOIO - FAPEAM
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Almerinda de Souza
Lemos, Cátia de
description O artigo surgiu com o objetivo de propor uma reflexão acerca das políticas públicas e como a educação desperta olhares quando analisada sob o viés das escolas públicas em um contexto de carências e adversidades. A temática busca agregar ao debate o desafio da gestão democrática em uma perspectiva participativa, emancipatória e inclusiva para as escolas públicas no cenário amazônico. A fim de atingir o objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfica com uma análise documental na Legislação Brasileira e local, fortalecendo o aporte teórico com o auxílio do conhecimento de autores como Mészarós (2005); Gadotti (2006); ), Matos (2014); entre outros. Contudo que este estudo possa contribuir para o engajamento de novos pesquisadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5164
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5164
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5164
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5164/3783
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n51
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083581980672