INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604 |
Resumo: | O presente artigo busca desenvolver uma reflexão em torno da mediação de leitura, entendida aqui como um processo que se inicia antes e se desdobra após a realização de práticas de leitura. Apoiados nos estudos de autores como Mikhail Bakhtin (1988, 1997); Vygotsky (1991); Henri Wallon (2010); Guy Bourgeault (2019); Maurice Merleau-Ponty (1989, 1994, 2002, 206) entre outros, discutimos as categorias de interação, linguagem e afetividade enquanto conceitos que problematizam a concepção de mediação e de leitura e as práticas leitoras na escola. |
id |
ULBRA-1_a6df39950218d7024c952d10e0fbc3dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7604 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLAO presente artigo busca desenvolver uma reflexão em torno da mediação de leitura, entendida aqui como um processo que se inicia antes e se desdobra após a realização de práticas de leitura. Apoiados nos estudos de autores como Mikhail Bakhtin (1988, 1997); Vygotsky (1991); Henri Wallon (2010); Guy Bourgeault (2019); Maurice Merleau-Ponty (1989, 1994, 2002, 206) entre outros, discutimos as categorias de interação, linguagem e afetividade enquanto conceitos que problematizam a concepção de mediação e de leitura e as práticas leitoras na escola.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Souza, Nilo Carlos Pereira deFelipe, Eliana da Silva2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/760410.4322/2358-0801.2023.25.63.04TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604/4690Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:03:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7604Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-04T13:03:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
title |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
spellingShingle |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA Souza, Nilo Carlos Pereira de |
title_short |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
title_full |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
title_fullStr |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
title_sort |
INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA |
author |
Souza, Nilo Carlos Pereira de |
author_facet |
Souza, Nilo Carlos Pereira de Felipe, Eliana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Felipe, Eliana da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nilo Carlos Pereira de Felipe, Eliana da Silva |
description |
O presente artigo busca desenvolver uma reflexão em torno da mediação de leitura, entendida aqui como um processo que se inicia antes e se desdobra após a realização de práticas de leitura. Apoiados nos estudos de autores como Mikhail Bakhtin (1988, 1997); Vygotsky (1991); Henri Wallon (2010); Guy Bourgeault (2019); Maurice Merleau-Ponty (1989, 1994, 2002, 206) entre outros, discutimos as categorias de interação, linguagem e afetividade enquanto conceitos que problematizam a concepção de mediação e de leitura e as práticas leitoras na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604 10.4322/2358-0801.2023.25.63.04 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2023.25.63.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604/4690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082788208640 |