INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nilo Carlos Pereira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Felipe, Eliana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604
Resumo: O presente artigo busca desenvolver uma reflexão em torno da mediação de leitura, entendida aqui como um processo que se inicia antes e se desdobra após a realização de práticas de leitura. Apoiados nos estudos de autores como Mikhail Bakhtin (1988, 1997); Vygotsky (1991); Henri Wallon (2010); Guy Bourgeault (2019); Maurice Merleau-Ponty (1989, 1994, 2002, 206) entre outros, discutimos as categorias de interação, linguagem e afetividade enquanto conceitos que problematizam a concepção de mediação e de leitura e as práticas leitoras na escola.
id ULBRA-1_a6df39950218d7024c952d10e0fbc3dc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7604
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLAO presente artigo busca desenvolver uma reflexão em torno da mediação de leitura, entendida aqui como um processo que se inicia antes e se desdobra após a realização de práticas de leitura. Apoiados nos estudos de autores como Mikhail Bakhtin (1988, 1997); Vygotsky (1991); Henri Wallon (2010); Guy Bourgeault (2019); Maurice Merleau-Ponty (1989, 1994, 2002, 206) entre outros, discutimos as categorias de interação, linguagem e afetividade enquanto conceitos que problematizam a concepção de mediação e de leitura e as práticas leitoras na escola.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Souza, Nilo Carlos Pereira deFelipe, Eliana da Silva2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/760410.4322/2358-0801.2023.25.63.04TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604/4690Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:03:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7604Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-04T13:03:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
title INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
spellingShingle INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
Souza, Nilo Carlos Pereira de
title_short INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
title_full INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
title_fullStr INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
title_full_unstemmed INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
title_sort INTERAÇÃO, LINGUAGEM E AFETIVIDADE: ELEMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA COMPREENDER A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA
author Souza, Nilo Carlos Pereira de
author_facet Souza, Nilo Carlos Pereira de
Felipe, Eliana da Silva
author_role author
author2 Felipe, Eliana da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nilo Carlos Pereira de
Felipe, Eliana da Silva
description O presente artigo busca desenvolver uma reflexão em torno da mediação de leitura, entendida aqui como um processo que se inicia antes e se desdobra após a realização de práticas de leitura. Apoiados nos estudos de autores como Mikhail Bakhtin (1988, 1997); Vygotsky (1991); Henri Wallon (2010); Guy Bourgeault (2019); Maurice Merleau-Ponty (1989, 1994, 2002, 206) entre outros, discutimos as categorias de interação, linguagem e afetividade enquanto conceitos que problematizam a concepção de mediação e de leitura e as práticas leitoras na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604
10.4322/2358-0801.2023.25.63.04
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.63.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7604/4690
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082788208640