Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4560 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é mapear os conteúdos veiculados no desenho animado Show da Luna enfocando o potencial da mídia no âmbito do ensino de ciências na Educação Básica e na abordagem das relações de gênero. A metodologia inclui a revisão de literatura a partir do mapeamento de pesquisas realizadas por autores/as que abordam tal temática, entre os/as quais citamos Belloni (2009), Setton, (2010); Buckingham (2007); Wortmann (2001, 2007, 2008), Silveira (2007, 2008), Fischer (2007), entre outros/as. Paralelo a isso, inclui o levantamento e análise dos conteúdos, em particular, relacionados a área de Ciências da Natureza e as relações de gênero presentes nos episódios da 1ª temporada. As análises preliminares destacam o caráter inovador do Show da Luna haja visto que é um desenho brasileiro no qual a protagonista é uma menina que busca aprender e produzir conhecimentos, em particular, no âmbito das ciências da Natureza. Além disso, a personagem Luna rompe com a hegemonia de personagens femininos pautados nos padrões estéticos das princesas da Disney difundidas e referendadas por uma parcela expressiva de meninas, em escala global. Cabe ressaltar ainda o quanto tal artefato (articulado a outros tais como filmes, música, etc.) opera enquanto pedagogia cultural e de gênero atuando na difusão de conhecimentos da área de Ciências da Natureza e na propagação de determinados padrões heteronormativos. Neste enfoque, destacamos a potencialidade educativa da mídia bem como a necessidade de que os/as educadores/as se apropriem dos conteúdos disponibilizados e acessados por crianças a fim de aprofundá-los e/ou problematizá-los. |
id |
ULBRA-1_a980a77dc022595b119bae5e7ccd6f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4560 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporâneaO objetivo deste estudo é mapear os conteúdos veiculados no desenho animado Show da Luna enfocando o potencial da mídia no âmbito do ensino de ciências na Educação Básica e na abordagem das relações de gênero. A metodologia inclui a revisão de literatura a partir do mapeamento de pesquisas realizadas por autores/as que abordam tal temática, entre os/as quais citamos Belloni (2009), Setton, (2010); Buckingham (2007); Wortmann (2001, 2007, 2008), Silveira (2007, 2008), Fischer (2007), entre outros/as. Paralelo a isso, inclui o levantamento e análise dos conteúdos, em particular, relacionados a área de Ciências da Natureza e as relações de gênero presentes nos episódios da 1ª temporada. As análises preliminares destacam o caráter inovador do Show da Luna haja visto que é um desenho brasileiro no qual a protagonista é uma menina que busca aprender e produzir conhecimentos, em particular, no âmbito das ciências da Natureza. Além disso, a personagem Luna rompe com a hegemonia de personagens femininos pautados nos padrões estéticos das princesas da Disney difundidas e referendadas por uma parcela expressiva de meninas, em escala global. Cabe ressaltar ainda o quanto tal artefato (articulado a outros tais como filmes, música, etc.) opera enquanto pedagogia cultural e de gênero atuando na difusão de conhecimentos da área de Ciências da Natureza e na propagação de determinados padrões heteronormativos. Neste enfoque, destacamos a potencialidade educativa da mídia bem como a necessidade de que os/as educadores/as se apropriem dos conteúdos disponibilizados e acessados por crianças a fim de aprofundá-los e/ou problematizá-los.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGSPrestes, Liliane MadrugaCunha, Viviane Madruga2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/456010.17648/textura-2358-0801-21-46-4560TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4560/3404Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4560Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
title |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
spellingShingle |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea Prestes, Liliane Madruga |
title_short |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
title_full |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
title_fullStr |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
title_full_unstemmed |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
title_sort |
Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea |
author |
Prestes, Liliane Madruga |
author_facet |
Prestes, Liliane Madruga Cunha, Viviane Madruga |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Viviane Madruga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Liliane Madruga Cunha, Viviane Madruga |
description |
O objetivo deste estudo é mapear os conteúdos veiculados no desenho animado Show da Luna enfocando o potencial da mídia no âmbito do ensino de ciências na Educação Básica e na abordagem das relações de gênero. A metodologia inclui a revisão de literatura a partir do mapeamento de pesquisas realizadas por autores/as que abordam tal temática, entre os/as quais citamos Belloni (2009), Setton, (2010); Buckingham (2007); Wortmann (2001, 2007, 2008), Silveira (2007, 2008), Fischer (2007), entre outros/as. Paralelo a isso, inclui o levantamento e análise dos conteúdos, em particular, relacionados a área de Ciências da Natureza e as relações de gênero presentes nos episódios da 1ª temporada. As análises preliminares destacam o caráter inovador do Show da Luna haja visto que é um desenho brasileiro no qual a protagonista é uma menina que busca aprender e produzir conhecimentos, em particular, no âmbito das ciências da Natureza. Além disso, a personagem Luna rompe com a hegemonia de personagens femininos pautados nos padrões estéticos das princesas da Disney difundidas e referendadas por uma parcela expressiva de meninas, em escala global. Cabe ressaltar ainda o quanto tal artefato (articulado a outros tais como filmes, música, etc.) opera enquanto pedagogia cultural e de gênero atuando na difusão de conhecimentos da área de Ciências da Natureza e na propagação de determinados padrões heteronormativos. Neste enfoque, destacamos a potencialidade educativa da mídia bem como a necessidade de que os/as educadores/as se apropriem dos conteúdos disponibilizados e acessados por crianças a fim de aprofundá-los e/ou problematizá-los. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4560 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4560 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4560 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4560/3404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1816339958615506944 |