Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Militão, Silvio Cesar Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maximiano, João Lucas de Souza, Bertasso, Maria Laura Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6785
Resumo: O artigo propôs um estudo de revisão crítica da participação e impactos do neoliberalismo e do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras. Tanto o Banco Mundial caracterizado como agente defensor dos interesses do mercado, quanto o neoliberalismo sendo a própria manifestação apologista do capitalismo decorreram em influência direta e histórica na maioria dos países periféricos e emergentes, incluindo o Brasil. Esses impactos em síntese guiavam os países para adotarem agendas político-econômica contraditórias e perversas para a classe trabalhadora. O objetivo geral deste artigo foi rever sistematicamente as principais influências no do Banco Mundial nos recentes governos brasileiros em relação às políticas públicas educacionais. Quanto aos métodos utilizados, tratou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com análise de dados secundários de forma qualitativa. Os resultados e considerações finais apontam que a influência do Banco Mundial nas políticas brasileiras é uma constante direta, com nítidas variações da aderência de um governo para o outro de acordo com a predisposição em aderir políticas neoliberais e necessidade de crédito externo. Também foi possível diagnosticar que tais recomendações capitalistas são contraditórias e incapazes de solucionar os problemas sociais do século XXI, com ênfase a área educacional que carece de planejamento, organização, sistematização e investimentos.
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