Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6785 |
Resumo: | O artigo propôs um estudo de revisão crítica da participação e impactos do neoliberalismo e do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras. Tanto o Banco Mundial caracterizado como agente defensor dos interesses do mercado, quanto o neoliberalismo sendo a própria manifestação apologista do capitalismo decorreram em influência direta e histórica na maioria dos países periféricos e emergentes, incluindo o Brasil. Esses impactos em síntese guiavam os países para adotarem agendas político-econômica contraditórias e perversas para a classe trabalhadora. O objetivo geral deste artigo foi rever sistematicamente as principais influências no do Banco Mundial nos recentes governos brasileiros em relação às políticas públicas educacionais. Quanto aos métodos utilizados, tratou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com análise de dados secundários de forma qualitativa. Os resultados e considerações finais apontam que a influência do Banco Mundial nas políticas brasileiras é uma constante direta, com nítidas variações da aderência de um governo para o outro de acordo com a predisposição em aderir políticas neoliberais e necessidade de crédito externo. Também foi possível diagnosticar que tais recomendações capitalistas são contraditórias e incapazes de solucionar os problemas sociais do século XXI, com ênfase a área educacional que carece de planejamento, organização, sistematização e investimentos. |
id |
ULBRA-1_b3e9cab9dace39e5e304e80255f8b513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6785 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileiraO artigo propôs um estudo de revisão crítica da participação e impactos do neoliberalismo e do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras. Tanto o Banco Mundial caracterizado como agente defensor dos interesses do mercado, quanto o neoliberalismo sendo a própria manifestação apologista do capitalismo decorreram em influência direta e histórica na maioria dos países periféricos e emergentes, incluindo o Brasil. Esses impactos em síntese guiavam os países para adotarem agendas político-econômica contraditórias e perversas para a classe trabalhadora. O objetivo geral deste artigo foi rever sistematicamente as principais influências no do Banco Mundial nos recentes governos brasileiros em relação às políticas públicas educacionais. Quanto aos métodos utilizados, tratou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com análise de dados secundários de forma qualitativa. Os resultados e considerações finais apontam que a influência do Banco Mundial nas políticas brasileiras é uma constante direta, com nítidas variações da aderência de um governo para o outro de acordo com a predisposição em aderir políticas neoliberais e necessidade de crédito externo. Também foi possível diagnosticar que tais recomendações capitalistas são contraditórias e incapazes de solucionar os problemas sociais do século XXI, com ênfase a área educacional que carece de planejamento, organização, sistematização e investimentos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Dois bolsistas CAPES.Militão, Silvio Cesar NunesMaximiano, João Lucas de SouzaBertasso, Maria Laura Lopes2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/678510.29327/227811.24.57-6TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 57 (2022)2358-08011518-491910.29327/227811.24.57reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6785/4303Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-31T20:02:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6785Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-01-31T20:02:25Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
title |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
spellingShingle |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira Militão, Silvio Cesar Nunes |
title_short |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
title_full |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
title_fullStr |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
title_full_unstemmed |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
title_sort |
Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira |
author |
Militão, Silvio Cesar Nunes |
author_facet |
Militão, Silvio Cesar Nunes Maximiano, João Lucas de Souza Bertasso, Maria Laura Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Maximiano, João Lucas de Souza Bertasso, Maria Laura Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dois bolsistas CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Militão, Silvio Cesar Nunes Maximiano, João Lucas de Souza Bertasso, Maria Laura Lopes |
description |
O artigo propôs um estudo de revisão crítica da participação e impactos do neoliberalismo e do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras. Tanto o Banco Mundial caracterizado como agente defensor dos interesses do mercado, quanto o neoliberalismo sendo a própria manifestação apologista do capitalismo decorreram em influência direta e histórica na maioria dos países periféricos e emergentes, incluindo o Brasil. Esses impactos em síntese guiavam os países para adotarem agendas político-econômica contraditórias e perversas para a classe trabalhadora. O objetivo geral deste artigo foi rever sistematicamente as principais influências no do Banco Mundial nos recentes governos brasileiros em relação às políticas públicas educacionais. Quanto aos métodos utilizados, tratou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com análise de dados secundários de forma qualitativa. Os resultados e considerações finais apontam que a influência do Banco Mundial nas políticas brasileiras é uma constante direta, com nítidas variações da aderência de um governo para o outro de acordo com a predisposição em aderir políticas neoliberais e necessidade de crédito externo. Também foi possível diagnosticar que tais recomendações capitalistas são contraditórias e incapazes de solucionar os problemas sociais do século XXI, com ênfase a área educacional que carece de planejamento, organização, sistematização e investimentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6785 10.29327/227811.24.57-6 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6785 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.24.57-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6785/4303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 57 (2022) 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.24.57 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081886433280 |