Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6207
Resumo: Este artigo discute a relação das narrativas com as memórias de infância de professoras que atuam na educação infantil e como estas memórias se inserem e se entretecem nas histórias presentes no cotidiano pedagógico. Somos seres da narrativa (BRUNER, 1997; PETIT, 2009) e organizamos nossas experiências por meio delas, nos relacionando por meio da linguagem (VIGOTSKI, 2001). Compreendendo memórias como construções (BOSI,1994), que se forjam a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos, buscamos verificar nos dizeres de professoras como suas memórias se relacionam com as narrativas. Por meio da narração e compartilhamento de histórias, ampliamos significativamente os repertórios das crianças e dos adultos, assim como a capacidade imaginativa e, consequentemente, o ato criador.
id ULBRA-1_bc5fc826cf4bd068a6c7b3ccfb462502
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6207
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infânciasEste artigo discute a relação das narrativas com as memórias de infância de professoras que atuam na educação infantil e como estas memórias se inserem e se entretecem nas histórias presentes no cotidiano pedagógico. Somos seres da narrativa (BRUNER, 1997; PETIT, 2009) e organizamos nossas experiências por meio delas, nos relacionando por meio da linguagem (VIGOTSKI, 2001). Compreendendo memórias como construções (BOSI,1994), que se forjam a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos, buscamos verificar nos dizeres de professoras como suas memórias se relacionam com as narrativas. Por meio da narração e compartilhamento de histórias, ampliamos significativamente os repertórios das crianças e dos adultos, assim como a capacidade imaginativa e, consequentemente, o ato criador.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/620710.29327/227811.23.54-15TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens2358-08011518-491910.29327/227811.23.54reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6207/4069Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-07T21:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6207Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-05-07T21:23:14Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
title Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
spellingShingle Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
title_short Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
title_full Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
title_fullStr Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
title_full_unstemmed Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
title_sort Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias
author Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
author_facet Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
description Este artigo discute a relação das narrativas com as memórias de infância de professoras que atuam na educação infantil e como estas memórias se inserem e se entretecem nas histórias presentes no cotidiano pedagógico. Somos seres da narrativa (BRUNER, 1997; PETIT, 2009) e organizamos nossas experiências por meio delas, nos relacionando por meio da linguagem (VIGOTSKI, 2001). Compreendendo memórias como construções (BOSI,1994), que se forjam a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos, buscamos verificar nos dizeres de professoras como suas memórias se relacionam com as narrativas. Por meio da narração e compartilhamento de histórias, ampliamos significativamente os repertórios das crianças e dos adultos, assim como a capacidade imaginativa e, consequentemente, o ato criador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6207
10.29327/227811.23.54-15
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6207
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.54-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6207/4069
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 54 (2021): Dossiê Artes da Cena e Educação: outras margens
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.54
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083777015808