Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1836 |
Resumo: | O artigo analisa a relação criança e experiência como estratégia publicitária para convocar os adultos consumidores de aparelhos e serviços tecnológicos. O estudo privilegiou filmes publicitários das empresas de telecomunicações Claro e Vivo, onde a criança aparece como protagonista, tendo como foco analisar como as campanhas publicitárias vinculam a imagem da criança com momentos em que a promessa da emoção e da experiência é oferecida. O artigo está dividido em duas sessões. Inicialmente contextualizamos o cenário do estudo e o percurso teórico tendo como referencial as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2007, 2009) e Ratto (2012). Por fim, o desenvolvimento das análises que agregam os estudos de Lyotard (1997) e Larossa (2002, 2011). |
id |
ULBRA-1_c59b7cc2d4929bdf84023ade66f7a437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1836 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologiaO artigo analisa a relação criança e experiência como estratégia publicitária para convocar os adultos consumidores de aparelhos e serviços tecnológicos. O estudo privilegiou filmes publicitários das empresas de telecomunicações Claro e Vivo, onde a criança aparece como protagonista, tendo como foco analisar como as campanhas publicitárias vinculam a imagem da criança com momentos em que a promessa da emoção e da experiência é oferecida. O artigo está dividido em duas sessões. Inicialmente contextualizamos o cenário do estudo e o percurso teórico tendo como referencial as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2007, 2009) e Ratto (2012). Por fim, o desenvolvimento das análises que agregam os estudos de Lyotard (1997) e Larossa (2002, 2011). Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CapesRoveda Pilger, CarolineSchmidt, Saraí Patricia2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1836TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1836/1546Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-25T20:50:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1836Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-08-25T20:50:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
title |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
spellingShingle |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia Roveda Pilger, Caroline |
title_short |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
title_full |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
title_fullStr |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
title_full_unstemmed |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
title_sort |
Eternizando momentos: a criança protagonista e a conexão da experiência na publicidade de tecnologia |
author |
Roveda Pilger, Caroline |
author_facet |
Roveda Pilger, Caroline Schmidt, Saraí Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Schmidt, Saraí Patricia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roveda Pilger, Caroline Schmidt, Saraí Patricia |
description |
O artigo analisa a relação criança e experiência como estratégia publicitária para convocar os adultos consumidores de aparelhos e serviços tecnológicos. O estudo privilegiou filmes publicitários das empresas de telecomunicações Claro e Vivo, onde a criança aparece como protagonista, tendo como foco analisar como as campanhas publicitárias vinculam a imagem da criança com momentos em que a promessa da emoção e da experiência é oferecida. O artigo está dividido em duas sessões. Inicialmente contextualizamos o cenário do estudo e o percurso teórico tendo como referencial as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2007, 2009) e Ratto (2012). Por fim, o desenvolvimento das análises que agregam os estudos de Lyotard (1997) e Larossa (2002, 2011). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1836 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1836/1546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081430302720 |