A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Juliana Mottini
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Costa, Andrize Ramires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848
Resumo: A importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento.
id ULBRA-1_cad428eda18cdde0b2d15fbe3d4463db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7848
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTESA importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Klein, Juliana MottiniCosta, Andrize Ramires2024-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/784810.4322/2358-0801.2024.26.66.07TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848/4971Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T11:18:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7848Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-05-15T11:18:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
title A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
spellingShingle A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
Klein, Juliana Mottini
title_short A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
title_full A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
title_fullStr A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
title_sort A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
author Klein, Juliana Mottini
author_facet Klein, Juliana Mottini
Costa, Andrize Ramires
author_role author
author2 Costa, Andrize Ramires
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Juliana Mottini
Costa, Andrize Ramires
description A importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848
10.4322/2358-0801.2024.26.66.07
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2024.26.66.07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848/4971
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081389408256