A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848 |
Resumo: | A importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento. |
id |
ULBRA-1_cad428eda18cdde0b2d15fbe3d4463db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7848 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTESA importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Klein, Juliana MottiniCosta, Andrize Ramires2024-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/784810.4322/2358-0801.2024.26.66.07TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848/4971Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T11:18:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7848Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-05-15T11:18:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES Klein, Juliana Mottini |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES |
author |
Klein, Juliana Mottini |
author_facet |
Klein, Juliana Mottini Costa, Andrize Ramires |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Andrize Ramires |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Juliana Mottini Costa, Andrize Ramires |
description |
A importância da Educação Física para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas. Pretendendo analisar como a Educação Física vem sendo desenvolvida no contexto da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo verificar se são oferecidas propostas que visam desenvolver o campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos nas crianças dessa etapa e como estas ocorrem em uma escola municipal de Educação Infantil da rede de São Leopoldo/RS. Dessa forma, utilizando a metodologia qualitativa, buscou-se uma melhor compreensão da realidade através de respostas adquiridas em questionários on-line semiestruturados com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Estes, por sua vez, foram enviados via plataforma Google Forms, apresentando uma amostra de respostas obtidas de 10 docentes e 10 familiares das crianças. Este instrumento foi utilizado para a produção dos dados sobre o tema em estudo. Após a análise desses dados, percebeu-se que, com intencionalidade e objetivos definidos, são oferecidas, frequentemente, às crianças propostas variadas que contemplam o campo de experiência acima citado.Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Corpo; Movimento. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848 10.4322/2358-0801.2024.26.66.07 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2024.26.66.07 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7848/4971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 66 (2024) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081389408256 |