O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Gustavo de Paris
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kirchof, Edgar Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão.
id ULBRA-1_d13ab0ad2bb5a763847030234f7dddb2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturaisO presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPQFerreira, Luiz Gustavo de ParisKirchof, Edgar Roberto2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288/1554Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-25T20:50:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-08-25T20:50:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
title O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
spellingShingle O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
Ferreira, Luiz Gustavo de Paris
title_short O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
title_full O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
title_fullStr O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
title_full_unstemmed O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
title_sort O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
author Ferreira, Luiz Gustavo de Paris
author_facet Ferreira, Luiz Gustavo de Paris
Kirchof, Edgar Roberto
author_role author
author2 Kirchof, Edgar Roberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luiz Gustavo de Paris
Kirchof, Edgar Roberto
description O presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288/1554
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1788355315126763520