O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Textura - ULBRA |
Download full: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288 |
Summary: | O presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão. |
id |
ULBRA-1_d13ab0ad2bb5a763847030234f7dddb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturaisO presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPQFerreira, Luiz Gustavo de ParisKirchof, Edgar Roberto2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288/1554Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-25T20:50:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2288Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-08-25T20:50:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
title |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
spellingShingle |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais Ferreira, Luiz Gustavo de Paris |
title_short |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
title_full |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
title_fullStr |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
title_full_unstemmed |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
title_sort |
O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais |
author |
Ferreira, Luiz Gustavo de Paris |
author_facet |
Ferreira, Luiz Gustavo de Paris Kirchof, Edgar Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Kirchof, Edgar Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luiz Gustavo de Paris Kirchof, Edgar Roberto |
description |
O presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2288/1554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 37 (2016) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081804644352 |