Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilário, Wesley Fernando de Andrade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053
Resumo: Aborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? 
id ULBRA-1_e43a5045f9f8e0d1969e19ee36c62196
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5053
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharamAborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESHilário, Wesley Fernando de AndradeZiliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/505310.17648/textura-2358-0801-21-47-5053TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053/3486Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T21:37:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5053Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-10-20T21:37:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
title Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
spellingShingle Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
Hilário, Wesley Fernando de Andrade
title_short Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
title_full Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
title_fullStr Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
title_full_unstemmed Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
title_sort Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
author Hilário, Wesley Fernando de Andrade
author_facet Hilário, Wesley Fernando de Andrade
Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
author_role author
author2 Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilário, Wesley Fernando de Andrade
Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
description Aborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053
10.17648/textura-2358-0801-21-47-5053
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053/3486
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082310057984