Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053 |
Resumo: | Aborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? |
id |
ULBRA-1_e43a5045f9f8e0d1969e19ee36c62196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5053 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharamAborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESHilário, Wesley Fernando de AndradeZiliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/505310.17648/textura-2358-0801-21-47-5053TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053/3486Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T21:37:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5053Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-10-20T21:37:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
title |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
spellingShingle |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam Hilário, Wesley Fernando de Andrade |
title_short |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
title_full |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
title_fullStr |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
title_full_unstemmed |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
title_sort |
Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam |
author |
Hilário, Wesley Fernando de Andrade |
author_facet |
Hilário, Wesley Fernando de Andrade Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hilário, Wesley Fernando de Andrade Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
description |
Aborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5053 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-47-5053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5053/3486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082310057984 |