(Re)discutindo os contos de fadas e desconstruindo a visão da inocência
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4859 |
Resumo: | Os contos de fadas, antigamente, eram restritos às esferas dos livros ou das rodas de conversa. Porém, atualmente, ganharam novas roupagens, passando a invadir a esfera midiática e publicitária. Para entender melhor o universo mágico e oculto dos contos de fadas, bem como a ideologia perpassada nos anúncios publicitários, estabelecemos como objetivo principal investigar os discursos presentes nos “contos de Melissa”, marcados pelo interdiscurso e pela intertextualidade com os contos de fadas tradicionais. Esses anúncios exploram recursos imagéticos vinculados ao campo da sexualidade para desconstruir a visão da inocência atrelada a personagens que, tradicionalmente, são representadas na sociedade como donzelas indefesas e ingênuas. |
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(Re)discutindo os contos de fadas e desconstruindo a visão da inocênciaOs contos de fadas, antigamente, eram restritos às esferas dos livros ou das rodas de conversa. Porém, atualmente, ganharam novas roupagens, passando a invadir a esfera midiática e publicitária. Para entender melhor o universo mágico e oculto dos contos de fadas, bem como a ideologia perpassada nos anúncios publicitários, estabelecemos como objetivo principal investigar os discursos presentes nos “contos de Melissa”, marcados pelo interdiscurso e pela intertextualidade com os contos de fadas tradicionais. Esses anúncios exploram recursos imagéticos vinculados ao campo da sexualidade para desconstruir a visão da inocência atrelada a personagens que, tradicionalmente, são representadas na sociedade como donzelas indefesas e ingênuas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Reis, Elaine SilvaFerreira, Lidiane ReisDorziat, Ana2019-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/485910.17648/textura-2358-0801-21-48-4859TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4859/3587Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T04:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4859Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-11-14T04:06:56Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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