O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Elijames Moraes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1617
Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem sobre o método semiótico do discurso, de A. J. Greimas, para o reconhecimento das etapas de significação durante a análise do texto literário entre estudantes do ensino médio. Nessa perspectiva de uma abordagem sistêmica, o ponto alto dessa proposta de trabalho é a apreciação do evento estético, em cuja análise poderão ser apontadas as figuras e temas espalhadas no universo discursivo do conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Para o alcance desses propósitos mergulhar-se-á no aporte teórico de Greimas (1973; 2014), Bertrand (2003), Barros (2001; 2008) e das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006).
id ULBRA-1_ec6ba01a20ce20827cc9d86cd0f80576
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1617
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino MédioEste artigo apresenta uma abordagem sobre o método semiótico do discurso, de A. J. Greimas, para o reconhecimento das etapas de significação durante a análise do texto literário entre estudantes do ensino médio. Nessa perspectiva de uma abordagem sistêmica, o ponto alto dessa proposta de trabalho é a apreciação do evento estético, em cuja análise poderão ser apontadas as figuras e temas espalhadas no universo discursivo do conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Para o alcance desses propósitos mergulhar-se-á no aporte teórico de Greimas (1973; 2014), Bertrand (2003), Barros (2001; 2008) e das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006).Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Carvalho, Diógenes Buenos Aires deSantos, Elijames Moraes dos2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1617TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1617/1257info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1617Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
title O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
spellingShingle O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
title_short O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
title_full O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
title_fullStr O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
title_full_unstemmed O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
title_sort O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio
author Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
author_facet Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Santos, Elijames Moraes dos
author_role author
author2 Santos, Elijames Moraes dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Santos, Elijames Moraes dos
description Este artigo apresenta uma abordagem sobre o método semiótico do discurso, de A. J. Greimas, para o reconhecimento das etapas de significação durante a análise do texto literário entre estudantes do ensino médio. Nessa perspectiva de uma abordagem sistêmica, o ponto alto dessa proposta de trabalho é a apreciação do evento estético, em cuja análise poderão ser apontadas as figuras e temas espalhadas no universo discursivo do conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Para o alcance desses propósitos mergulhar-se-á no aporte teórico de Greimas (1973; 2014), Bertrand (2003), Barros (2001; 2008) e das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1617
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1617/1257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082834345985