TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS DE PEDAGOGOS EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7777 |
Resumo: | O artigo parte da seguinte problemática: quais as concepções políticas e teóricas que embasam o fazer educativo dos pedagogos que atuam com educação em instituições não escolares? Para responder ao problema da pesquisa e identificar o posicionamento teórico de uma amostragem de profissionais, utilizou-se a técnica Snowball (Bola de neve). A pesquisa segue a perspectiva histórico-crítica; é bibliográfica, documental e mediada pelo emprego de questionário eletrônico. A análise consiste nas concepções de educação apresentadas na obra Escola e democracia, do professor Dermeval Saviani. Como resultado, tem-se que as teorias que embasam o trabalho do pedagogo não escolar é diversa e diferenciada, assim como os espaços que eles podem ocupar, e que, independentemente do ambiente, carecem de bases teóricas críticas quanto às finalidades da educação. |
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TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS DE PEDAGOGOS EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARESO artigo parte da seguinte problemática: quais as concepções políticas e teóricas que embasam o fazer educativo dos pedagogos que atuam com educação em instituições não escolares? Para responder ao problema da pesquisa e identificar o posicionamento teórico de uma amostragem de profissionais, utilizou-se a técnica Snowball (Bola de neve). A pesquisa segue a perspectiva histórico-crítica; é bibliográfica, documental e mediada pelo emprego de questionário eletrônico. A análise consiste nas concepções de educação apresentadas na obra Escola e democracia, do professor Dermeval Saviani. Como resultado, tem-se que as teorias que embasam o trabalho do pedagogo não escolar é diversa e diferenciada, assim como os espaços que eles podem ocupar, e que, independentemente do ambiente, carecem de bases teóricas críticas quanto às finalidades da educação.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Costa, Nayara de SouzaFernandes, Maria Nilvane2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/777710.4322/2358-0801.2023.25.64.22TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7777/4834Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T12:44:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7777Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-11-03T12:44:13Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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O artigo parte da seguinte problemática: quais as concepções políticas e teóricas que embasam o fazer educativo dos pedagogos que atuam com educação em instituições não escolares? Para responder ao problema da pesquisa e identificar o posicionamento teórico de uma amostragem de profissionais, utilizou-se a técnica Snowball (Bola de neve). A pesquisa segue a perspectiva histórico-crítica; é bibliográfica, documental e mediada pelo emprego de questionário eletrônico. A análise consiste nas concepções de educação apresentadas na obra Escola e democracia, do professor Dermeval Saviani. Como resultado, tem-se que as teorias que embasam o trabalho do pedagogo não escolar é diversa e diferenciada, assim como os espaços que eles podem ocupar, e que, independentemente do ambiente, carecem de bases teóricas críticas quanto às finalidades da educação. |
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